10 Dicas Para Acelerar Seu Site Em Joomla | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

10 Dicas Para Acelerar Seu Site Em Joomla

Publicado na categoria Artigos Patrocinados com 242 visualizações e nenhum comentário …

Ninguém deseja esperar um site carregar, por isso é necessário diminuir o tempo de carregamento ao criar um site. Neste artigo, vamos lhe apresentar as 10 melhores dicas para acelerar um site Joomla.

Antes de aplicar essas dicas, verifique primeiro qual é a velocidade de carregamento atual do seu site.É possível usar o Google Pagespeed Insights e obter os detalhes completos.

Recomendamos que você faça o backup de seu site primeiro antes de efetuar qualquer alteração.

Escolha uma boa hospedagem

Escolher a hospedagem сerta é fundamental para o seu site. Este é o fator fundamental para retardar ou acelerar um site, não importa o tanto que você otimizar ele.

Antes de escolher qualquer hospedagem, é necessário encontrar informações sobre ela em fórum. Encontre uma hospedagem que seja adequada para a demanda de site: espaço, tráfego mensal, transferência de dados, backup, suporte de banco de dados, CDN, etc.

Ative o cache do Joomla

Se você habilitar o cache em seu site, ele se torna mais responsivo. Felizmente, o Joomla serve 3 tipos de cache: Visões de componentes, visualizações de módulos e vistas de página.

As duas primeiras configurações podem ser feitas em Sistemas> Configuração Global e defini-lo como Conservador. Opcionalmente, é possível definir também outro tempo, diferente do padrão de 15 minutos.

Se o cache estiver ativado globalmente, é possível desativá-lo novamente para os módulos específicos na guia Avançado nos módulos selecionados. As visualizações de página só são armazenadas no cache se você ativar o plugin System-Cache em Extensões> Plugin. Basta configurá-lo para Ativado e deixar os parâmetros padrões.

Use G-Zip

Em Sistemas > Configuração Global, na guia Servidor você encontrará a configuração para ativar o Gzip:

Desta forma, suas páginas serão compactadas em um arquivo zip, enviadas para o navegador no seu computador e descompactadas, é suportado em todos os navegadores com exceção das versões muito antigas do Internet Explorer.

Para usar esta função, verifique se a seu hospedagem suporta mod_gzip.

Remova as extensões desnecessárias

Todos nós sabemos que os site com template joomla precisam de extensões, mas é importante escolher apenas as melhores. Algumas extensões precisam de Javascripts, conectar à redes remotas ou tempo para carregar e isso irá certamente retardar o seu site terrivelmente.

Além disso, quaisquer extensões desnecessárias devem ser removidas mesmo que não estejam em uso.

Cache do navegador em .htaccess

Depois de renomear seu arquivo htaccess.txt para .htaccess, é possível adicionar algum código para impedir que o navegador solicite tipos de imagem específicas do servidor, quando já estão presentes no seu computador.

Desta forma, você irá reduzir o tempo de carregamento. 

Otimização de imagens

Não podemos negar o papel importante das imagens em um site, no entanto, as imagens são muito mais KB do que o resto de sua página e é por isso que elas precisam ser otimizadas.

Em primeiro lugar, é necessário usar a imagem com tamanho correto. Em segundo lugar, é possível usar edição e ferramentas de compressão para reduzir ainda mais o tamanho, removendo dados desnecessários.

Use um CDN

CND ou rede de entrega de conteúdo é aquele que pode servir seus arquivos estáticos a partir da rede global do provedor CND. Desta forma, o usuário longe do servidor pode receber os arquivos mais rápido a partir do local mais próximo.

Esta dica não é apenas boa para sites operando internacionalmente, mas também para sites em países grandes.

Otimização de CSS + JavaScript

A maioria dos sites novos em Joomla tem muitos arquivos CSS e Javascript que adicionam todos em tamanho e número as solicitações HTTP. Além disso, eles levam muito tempo para carregar enquanto estão sendo executados.

Felizmente, é possível consertar este problema com:

  • Compressão desses arquivos.
  • Combinar vários arquivos em um.
  • Usando um diferimento ou um atributo de sincronização para execução nos scripts.

Se você é um amador, é possível usar extensão para essa otimização.

Use extensões de otimização de velocidade

Uma das maneiras mais fáceis de otimizar seu site é usar extensões de aceleração. Logo após a instalação e algumas etapas de configuração, seu site ficará significativamente acelerado!

JCH-Optimize e JBetolo são umas delas.

Otimização para dispositivos móveis

A forma que seu site funciona em dispositivos móveis é essencial para classificação do seu site em mecanismos de buscas. Seu site pode não funcionar bem em dispositivos móveis, mesmo que funcione bem computadores de mesa.

Estas foram as dicas da revista Joomla Templates flexíveis, esperamos que elas sejam úteis para você. Crie seu site da melhor forma e obtenha uma excelente classificação nos mecanismos de busca.

Obrigado por ler :)

Voltar à página anterior!