5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES

Publicado na categoria Artigos com 7.436 visualizações e 29 comentários

Projetar websites necessita de técnicas mais aprimoradas em design do que em programação. A maior parte dos designers assume que seu trabalho é simplesmente codificar um conjunto de instruções para o site. Na verdade, quando se é um web designer, você é responsável pela usabilidade e funcionalidade, assim como é responsável pela estética do mesmo. Falhas no desenvolvimento desses três itens podem causar sérios erros que serão prejudiciais para sua reputação como profissional e trazer também problemas ao seu cliente.

Abaixo, vai uma pequena lista de erros comumente cometidos por web designers e dicas para que possam ser evitados:

Erro #1 – A utilização de Flash

 5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES  - André Buzzo Webdesign

Usar Flash para criação de efeitos visuais é algo tentador. Porém, existem alguns problemas que serão refletidos na performance do projeto no mercado. Flash é uma forma de animação, e não texto, e dessa maneira, não é amigável aos motores de busca. Esses motores não têm ainda um algoritmo para “ler” conteúdos animados. O Flash também “retarda” o carregamento do site consideravelmente, por conta do seu peso. Você poderá perder visitantes pela demora no carregamento, além do mesmo não ser compatível com alguns tipos de Smartphones.

Solução: Use HTML5

HTML5 é a mais nova linguagem de programação que é altamente indicada para criação de conteúdos em Flash. Por quê? Porque é amigável aos motores de busca, assim como rápida e flexível!

Erro #2 – Não ser claro e objetivo com seu usuário

 5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES  - André Buzzo Webdesign

Uma grande parte de usuários pretende saber sobre a empresa. Uma chamada para determinada ação em abas ou botões na página pode ajudar o usuário a te encontrar. Exemplos: “A empresa”, “Ligue para nós!”, “Inicie seu projeto!”, “Registre-se!” são algumas ações que auxiliam o usuário! Se o consumidor não souber como chegar até você, como pode o empreendimento decolar?

Solução: Tenha sempre uma página sobre A EMPRESA na página inicial

Você deve sempre linkar uma página sobre A EMPRESA ou ENTRE EM CONTATO! no menu principal da página principal para ajudar seu usuário a conhecer a empresa ou os produtos e/ou serviços que podem ser contratado.

Erro #3 – Desordem, desordem em todos os lugares

 5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES  - André Buzzo Webdesign

Um site confuso, totalmente desorganizado, como janelas pop-ups por todos os lados, animações e conteúdos desconexos e sem sentido são um grande convite ao usuário para se retirar!

Você não irá impressionar ninguém carregando o seu site com tanta poluição visual!

Lembre-se: menos é mais!

Solução: Mantenha-se simples!

Use um layout clean e gráficos simplificados. Não use muitas cores, fontes ou imagens. Mantenha o conteúdo focado em um nicho. Tenha um link extra para outros nichos para se, o usuário queira, acesse. Se você criar um site simples e o mais “legível” possível, seus usuários irão gastar mais tempo nele!

Erro #4 – Registros e pesquisas desnecessárias

 5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES  - André Buzzo Webdesign

Os usuários realmente odeiam acessar um site e dar de cara com um irritante pop-up para registrar-se ou ter que responder pesquisa sobre alguma coisa antes de obter acesso! Essas são as principais razões elencadas para que o tráfego do seu site desapareça! Quando visitam um website, os usuários gostam de se sentir “no poder”. Forçá-los a responder pesquisas ou jogar anúncios na cara dele não ajudará a mantê-lo em seu site por muito tempo.

Solução: Registrar-se somente quando for necessário

É muito bom pedir ao seu usuário que se registre, mas mantenha essa tarefa o mais simples possível! Coloque um formulário de contato ou registro discreto na página inicial ao contrário de pop-ups pulando no site! Lembre-se dos usuários que retornar ao seu site, e não peça para que se registrem novamente ou loguem-se repetitivamente. E somente exija um cadastro se for realmente necessário – ninguém gosta de se sentir obrigado a se cadastrar apenas para acessar um conteúdo ou para que você saiba mais sobre seu visitante. Evite mandar seus usuários embora em prol da boa saúde de seu banco de dados de possíveis consumidores.

Erro #5 – Fonte, Imagens e Cores indo na direção errada

 5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA CRIAÇÃO DE SITES PARA CLIENTES  - André Buzzo Webdesign

Conheça seu visitante. Usar uma fonte “comic” para um site financeiro, usar um rosa para um site de aparelhos para homens, ou copiar imagens de outro site são indicativos de um pobre design e falta de profissionalismo.

Solução: Renove seus conceitos

Entender o truncado relacionamento entre os 3 fatores e suas contribuições para o desenvolvimento de um projeto. Antes de criar um website, tente entender os produtos e/ou serviços que seu cliente oferece, faça sua pesquisa sobre a empresa, questione, descubra quais cores melhor se encaixam no projeto.

Criar um layout para um projeto não é nenhuma ciência de foguetes, mas você precisa entender as regras do jogo, ter um bom senso estético e uma mente criativa para ajudar no seu trabalho. Se você sabe criar um balanceamento entre usabilidade, interface e funcionamento técnico, você está apto a oferecer ao seu cliente um website perfeito!

Traduzido do original: http://www.ourtuts.com/5-mistakes-to-avoid-when-designing-websites-for-clients/
Escrito por: Alex Finlay – http://www.logodesignguru.com/

Voltar à página anterior!

  • Deivid

    Completaria o post falando sobre a Acessibilidade é algo fundamental em qualquer projeto web, e em sua maioria, clientes, agencias e mesmo os desenvolvedores nao estão nem ai pra isso.

    • Fala Deivid!

      Bem lembrado meu velho!

      Mas eu me preocupo sim … rs

  • Robson Rafael David

    Muito bom o artigo, obrigado por compartilhar com a gente.
    Parabéns!

  • Poutz, to há horas aqui, site realmente bom e cheio de informações de qualidade… Valeu!

    • Velho, por mim, você pode ficar meses por aqui…rs

      Abraços!

  • é possível compactar a imagem com algum programa sem perder qualidade? se sim qual, e qual programa você costuma utilizar para salvar as imagens???

    desde ja agradeço a atenção.

    • Fala Vagner!!

      Dá para dar uma diminuída na imagem usando o próprio Fireworks… acho que na sequência de vídeo aulas sobre Envio de Newsletters eu mostro como isso pode ser feito!!

      Abraços!

  • Uma das dicas é dar preferência ao jpg e não png, seria isso?

  • Bom dia. além de tomar todos cuidados citados acima, ocorre ainda que meus sites estão demorando um pouco para abrir, gostaria que verificasse e desse um retorno para min, obrigado, pode conferir o meu mesmo.
    http://www.vpmsystems.com.br

    • Fala Vagner!!

      Cara… aqui abriu rapidinho…. só que eu uso uma net de 5 megas da Embratel… agora, se a velocidade não for legal, pode demorar mesmo…tem bastante imagem… e em PNG … elas são mais pesadas que JPG….

      Abraços!

  • Danilo

    Estou criando um site para uma empresa de produtos naturais o mais legal ou triste é que o cara não me deu nenhuma especificação esta tudo na minha mão kkk mais se Deus quizer vou agrada-lo – ótimo artigo!!!

    • Fala Danilo!!

      Boa sorte meu amigo!!

      Se quiser, aproveite e leia o artigo sobre a “Importância de um Briefing” …. verás o que ele pode fazer por você e por seu cliente!!

      Abraços!

  • Márcio Gomes

    Fala Tuco!Excelente artigo. Tambem tenho bronca de sites em Flash…Abcos….

  • Alice Bessa

    Muito bom. Um livro que eu recomendo que é de abrir os olhos é o: Não me faça pensa – Steve Krug. Você devora esse livro rapidinho. Ótima matéria. Parabéns!

    • Nem fale Alice!!

      Esse livro é simplesmente fantástico….rs

      Abraços!

  • Ivanis Lavigne

    Olá,
    André, gostei muito dessas dicas são muito boas, e ajuda qualquer webdesig fazer um trabalho com mais perfeição, serve tanto para profissionais da área quanto para iniciantes………. gostaria de saber qual é a sua bronca em relação ao flash? kkrsrsrrsrskk gostaria de saber pois nao acompanhei esse artigo.

    Abraços!!!!!!

    • Olá Ivanis!!!

      Seguinte…para entender um pouco mais sobre a minha bronca com o flash, veja isso:

      http://www.andrebuzzo.com.br/tecnicas-de-vendas-parte-3/

      Eu não gosto de usar o flash pelo simples fato de comprometer a “acessibilidade” de um projeto…. só por isso…..

      Por deixar mais pesado o carregamento, por ser chato de mexer, de atualizar, dentre outras coisas…rsrs

      Abraços e obrigado pela visita!!

      Até mais!

  • Guilherme F.

    Otímo artigo André!
    Só fica aquela duvida usar ou nao usar o html 5 hj em dia?
    Abraço!

    • Fala Guilherme!!

      Por conta do IE né? Existe uns scripts em JavaScript que pode ajudar na renderização do HTML 5 no IE.. e outras coisas que precisamos programar, pois se o navegador não consegue renderizar, precisamos dar um jeito de entregar a informação ao usuário…. e isso pode complicar um pouco…mas não é nenhum bixo de 7 cabeças não!!

      Tenho um especial sobre HTML 5 aqui no site… vc chegou a ver? Está na aba “Especiais” do menu!!

      Abraços!

  • Weberson

    Opá muito bom o artigo, estou começando a desenvolver um site para uma amiga e pretendo seguir essas dicas ai…
    Parabéns
    Valeu…

    • Fala Weberson!!!

      Valeu meu velho!!! É isso!! Vamos melhorar um pouquinho mais a cada dia…

      Abraços!

  • Nathan Vieira

    André, a cada dia você surpreende mais, e esse post hein? Nossa, muito bom, ajuda e muito todos nós, queria agradecer em nome de todos os seus leitores ou melhor seguidores como eu, todo o seu empenho para cada dia nos proporcionar mais conteúdo de qualidade.

    Abraços meu velho!

    • Fala Nathan!!

      Muitíssimo obrigado pelas palavras meu amigo!!

      Abraços!

  • Junior Eberhardt

    ótimo este artigo Tuco…

    estou desenvolvendo um site para minha esposa, que esta vendendo roupas, e fiz exatamente o que estava neste artigo, mesmo antes de lê-lo…

    parabéns, e continue assim…

    só um pedido… tu podia fazer uma ou umas video aulas sobre pagseguro, desde o começo…

    valeu…

    • Fala Junior!!!

      Que bom que o artigo veio a calhar!!

      Sobre o PagSeguro, vou ver o que posso fazer meu velho…eu ainda não parei para trabalhar de acordo com ele…. mas estou…rs

      Abraços!

  • Jacson Leite

    É verdade, André, concordo com o texto.

    O HTML5 é reconhecido por todos os navegadores?

    Eu não tenho paciência pra esperar uma página carregar, eu saio da página!
    E aquelas janelas pop-up, toda vez que tu visita o site ela aparece, e muitas vezes atrapalham a leitura do texto.
    Fora sites coloridos de tal forma que polui a tela e fica desagradável de olhar!
    Por isso que devemos estudar sempre, para evitarmos esses tipos de erros.

    Abraços!

    • Fala Jacson!!

      Você já sabe da minha bronca em relação ao Flash…rsrs

      Quanto às outras observações, creio que são todas pertinentes…. fazemos sites para os usuário gostarem, e sendo assim, precisamos oferecer uma experiência agradável!!

      Abraços meu velho!