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A importância de um Briefing – parte final

Publicado na categoria Artigos com 8.041 visualizações e 13 comentários

Na 3ª e última parte sobre “A Importância de um Briefing”, veremos os outros tópicos a serem tratados!

O QUE DIFERENCIA O CLIENTE DOS CONCORRENTES

A importância de um briefing - parte final - André Buzzo Webdesign

Lembra que escrevi em uma das partes sobre as Técnicas de Vendas que dizer apenas eu faço sites é a mesma coisa que dizer que quando chove, molha?
Então, isso também serve para o cliente!

Precisamos tentar levantar com o mesmo o que o diferencia perante seus concorrentes! Levantar pontos que o mesmo possa afirmar que o diferencia, como atendimento aos clientes, prazo de entrega, telefones como 0800, ou qualquer outra coisa que ele possa elencar como diferencial!

Mas temos que tomar cuidado para que isso não seja tão “explicitamente” colocado no site. Coisas como “Somos melhores que a empresa de Fulano” não cai bem, além de ser totalmente anti-ético por parte do cliente, e principalmente, nossa, por veicular esse tipo de informação dessa maneira!

Os diferenciais presentes na mensagem que o site quer passar devem ser claros, curtos e objetivos, deixando as mensagens “entrelinhas” de lado!

Quanto mais direto e digerível ao usuário for esse diferencial, mais fácil será o mesmo ser um visitante assíduo do sistema e assim, se tornar um cliente de nosso cliente!

PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS, NA ANÁLISE DO CLIENTE

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Podemos efetuar uma pesquisa, relacionada aos sites dos concorrentes de nosso cliente, elencando os pontos fortes e fracos que o mesmo possui!
Pegaremos esses exemplos que o cliente nos passou de seus principais concorrentes, e podemos lhe perguntar o que ele acha que sejam os pontos fortes desses projetos, assim como os fracos!

A arquitetura da informação usada em determinado site não é boa? Porque não é boa? Os conteúdos que se desejam encontrar são claros no site? É fácil encontrar determinado campo dentro desse projeto?

Quais os pontos fortes? O concorrente demonstra de maneira clara como entrar em contato com a empresa? O layout é agradável aos olhos? As imagens são coerentes com determinado assunto?

Mediante essas informações, e lógico, após o levantamento dos pontos fortes que o cliente possui, poderemos projetar um site onde os PONTOS FRACOS sejam realçados para que se tornem pontos fortes no sistema!

Eu costumo, particularmente, evidenciar os pontos fracos do cliente no projeto, para torná-lo forte. Por exemplo: o produto que comercializa e é o carro chefe da empresa todos conhecem! Porém, os produtos com menor giro no estoque também precisam de saída e sendo assim, prefiro dar ênfase nesse produto, em detrimento ao que mais vende!

EXTRAIR GOSTOS E COSTUMES DE SEU CLIENTE

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Tente extrair o máximo de informações sobre o seu cliente. O que ele gosta de fazer, ler, acessar na internet, se gosta de esportes, quais cores mais o agrada, estilos, dentre outras informações!

Procure ver também a possibilidade de pegar algum material de divulgação que ele possa ter como cartão de visitas, folders, anúncios, dentre outros meios de comunicação e/ou promoção da empresa dele.

Você poderá se basear nesses materiais para criar um layout atrativo a ele, e aos seus clientes. De preferência, aos clientes dele! Se você dominar o “Significado das Cores”, você pode orientar, caso ele não disponha de nenhum material ainda produzido, na melhor utilização das cores a serem incorporadas no projeto. E claro, explicando ao mesmo, com firmeza e convicção, que o Verde Limão não casa bem com o negócio dele, pois para esse tipo de segmento, a cor mais indicada é uma mistura de azul e ouro, para atingir tanto o público alvo masculino como o feminino!


É isso aí minha gente!

Espero que tenha sido de grande valia e de grande ajuda aos seus estudos e que possa, de alguma maneira, ajudar-lhe na hora de iniciar o seu relacionamento com seu futuro cliente!

Forte abraço e até a próxima!

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  • @leonardo386

    ótimo artigo André Parabéns hoje vou apresentar um projeto um cliente e esse briefing me ajudou muito a destacar pontos em que irá fazer o diferencial na hora do briefing…
    vlw ferinha d+ esse André Buzzo”

    • Fala Leonardo!!

      Fico feliz em saber disso meu velho!!

      Abraços!

  • Anderson Juhasc

    Olá André ótimo artigo, isso ajuda bastante a criar um projeto de qualidade, poderia disponibilizar o documento de briefing que usa?
    Abs

    • Fala Anderson!!!

      Seguinte meu velho … com as perguntas que eu expus durante o artigo, você pode montar um documento que melhor se adeque às suas necessidades!

      Sendo assim, eu não disponibilizei o mesmo para download por entender que cada designer pode criar o seu para que atenda a determinadas necessidades que podem ou não ser mais completas e por que não, mais complexas!

      Mas vou ver seu eu consigo montar um mais básico e colocar para download!!

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Abraços!

  • Rodrigo

    Foi um elogio, porque você escreve bem e me obriga a ler tudo mas para ler tudo tem de ser com calma.

  • Thalles Guimarães

    Aê Andre Buzzo como sempre com otimas materias, vai ajudar muito.

  • JOAO AUGUSTO

    Fala meu caro!!!

    Parabéns muito bom todas a partes,
    obrigado e se tiver um tempinho disponibiliza mais algumas aulas de fireworks… hahahahahhh

    ok

    abraço…

    • Valeu João!!!

      Vou pensar no seu caso meu velho! rs

      Abraços!

  • Rodrigo

    Oh my goodness, você escreve bem demais para eu ler esta série de 3 artigos sobre A IMPORTÂNCIA DE UM BRIEFING, sem muita calma!

    Asério eu só li os tópicos porque tenho de ler tudo com calma.

    • Fala Rodrigo!

      Não sei se isso foi um elogio ou uma reclamação!! Sinceramente!! hahahahaha

      Mesmo assim, obrigado, eu acho!!

      Abraços!

  • Nathan Vieira

    Parabéns meu velho, ótima post, melhor dizendo, ótima sequencia de posts. Gostei muito mesmo, de grande valia pra todos, espero que continue passando seu conhecimento adiante!

    Abraços meu velho!!

    • Fala Nathan!!

      Obrigado meu velho!! Fico satisfeito por saber que gostou do conteúdo!!

      Abraços!