Batch Process (Processo em lote) - Fireworks | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Batch Process (Processo em lote) – Fireworks

Publicado na categoria Tutoriais com 4.216 visualizações e 2 comentários

O Fireworks possui uma ferramenta muito boa para efetuar modificações em uma galeria de imagens, de maneira mais ágil e automática.

Trata-se da opção “Batch Process”, ou Processo em Lote.

Para utilizar essa opção, faça o seguinte:

Na aba “Arquivos” (File), selecione a opção Batch Process:

Selecione a opção batch process
Em seguida, você seleciona a pasta onde se encontram as imagens que você quer, nesse exemplo, redimensionar:
Com as images selecionadas, clique no botão Add e depois disso, em Next. Após realizar essa etapa, uma nova tela se abrirá e você deverá selecionar as seguintes opções:
Na coluna “Batch Options“, vc seleciona a opção “Scale“, e no menu inferior, você seleciona “Scale to Size“:

Feito isso, ainda no menu inferior, algumas opções serão exibidas, e dentro delas, você pode selecionar uma dimensão pré-definida pelo programa ou inserir aquela que mais atenda sua necessidade. Eu, por costume, costumo inserir uma dimensão apenas na linha superior (width), deixando a opção Heigth selecionada como Variable.

Realizadas essas etapas, clicamos em next e ele nos apresenta duas opções:

A primeira, nos pergunta se desejamos enviar as imagens que queremos alterar para a mesma pasta (isso quer dizer, sobrescrever todas as imagens da pasta que você selecionou! Cuidado! Se você não tiver um back-up dessas imagens na máquina, a operação não poderá ser desfeita ok?).

A segunda opção, é criar uma nova pasta ou mandar as imagens para uma pasta diferente. Eu gosto de trabalhar dessa maneira, pois sempre mantenho o original em sua pasta, e se por desatenção eu cometa algum erro, tenho as imagens salvas ainda na sua pasta “mãe”.

Selecionando o local onde deverão ser salvas as imagens, é só clicar em “Batch” e deixar que o programa redimensione todas as imagens para você!

Fácil não?

Abraços a todos e até a próxima!

Voltar à página anterior!

  • Fala Patrick. Cara, seguinte: existe um recurso no Fireworks que você “grava” uma determinada ação. É chamado de “Comandos”.

    Então, você pega UMA IMAGEM e faz o processo que necessita, e grava esse “caminho” que você fez. Veja se esse link te ajuda nesse processo: http://www.lynda.com/Fireworks-tutorials/Creating-commands-History-panel/97617/104370-4.html

    Feito e gravado o comando, ele automaticamente será incorporado na guia “commands” do FW e, quando acesso o Batch Process, ele também estará presente lá.

    Qualquer outra dúvida, fique a vontade em me acionar ok?

    Abraços!

  • Israel Fagundes

    Essa foi boa mesmo, sabia que tinha, mas faço tanta coisa que nem me dispus a futucar isso.. se soubesse que era assim tão simples ….. bem o fotosizer é grátis e bem mais pratico, porem me parece que o fireworks tem mais opções..

    Parabéns pelo tutorial

    Israel Fagundes
    Consultor de Investimentos
    no mercado imobiliário do Rio