Colaborativismo em comunidades e sites | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Colaborativismo em comunidades e sites

Publicado na categoria Artigos com 25.731 visualizações e 22 comentários

Estive essa semana ajudando, como de costume, as pessoas que postam suas dúvidas no Fórum. É um trabalho que eu gosto de realizar, e por muitas vezes, nos alegra e em algumas outras, nos deixa um tanto quanto frustrados.

Vou tentar explicar o porquê isso acontece, e gostaria que ninguém se sentisse ofendido ou chateado com minhas palavras, que na realidade, não visam maltratar ou até mesmo, deixar as pessoas com um “pé atrás” na hora de postar suas dúvidas!

Podemos usar como gancho, para esse artigo, o título e a última palavra da frase acima:

COLABORATIVISMO e DÚVIDAS!

Vai Uma Ajuda - André Buzzo Webdesign

A gente aprende, no decorrer do tempo (Tenho exatas 1085 mensagens no Fórum!), que muitas pessoas postam suas dúvidas, enquanto outras, pedem soluções para o seus problemas. Isso mesmo. Pedem códigos, pedem sistemas prontos, pedem para alguém desenvolva um trabalho para ela. Pior ainda, quando dizem “Pelo amor de Deus, preciso entregar esse sistema em uma semana, e não fiz nada do site! Alguém ajuuuuuuuuuuuuuuuda…”

Sinto muito, mas não posso me comprometer a ajudar, ou salvar a pele de alguém descomprometido…

Se formos elencar as razões, para que determinados tópicos sejam respondidos, ou não, o artigo se tornaria uma revista. Portanto, vamos aos principais:

Prazer em Ajudar - André Buzzo Webdesign

– Participamos do Fórum por puro prazer. Se alguém acha que estamos ganhando algo, financeiramente falando, estão redondamente enganados. Ganhamos  sim, conhecimento e aprendizado. E de boa… não há dinheiro que pague isso! Ajudar, independentemente do que seja, é sempre gratificante e prazeroso.

Eu Trabalho Também - André Buzzo Webdesign

2º – Nós, moderadores e administradores do site/fórum, trabalhamos o dia todo. As vezes, é o dia todo literalmente. Eu fico das 7h da manhã às 22h, quase todo dia na frente do computador, desenvolvendo website, atualizando, criando algum sistema que facilite a minha vida, e nas horinhas vagas, respondo no Fórum e em outras oportunidades, crio Vídeo Aulas para os sites. Então, outra situação recorrente, é a “Desculpe pela demora na resposta (olha, sem querer ser grosso, mas pedir desculpa pra que? Quem está com dúvida e acessou o Fórum foi você, e não eu! rs), mas é que eu trabalho o dia todo e não tenho tempo de ficar olhando o Fórum” … Trabalha o dia todo? Bem-vindo ao clube!

Não peça CódigosProntos - André Buzzo Webdesign

3º – Fórum é lugar de se resolverem dúvidas, e não para pedir códigos/sistemas prontos

Quanto ao 1º item, já que COLABORAMOS com os usuários, sentimos (pelo menos eu! rs) um enorme prazer em poder resolver problemas que nos trazem. Mas problemas que sejam dignos de resposta, tais como:

Se eu colocar um background-color e um background, terei o mesmo resultado. Qual a diferença entre eles?” … isso sim, ao meu ver, é uma questão pertinente, que atinge a idéia do Fórum, e me sinto na “obrigação” de postar uma mensagem e esclarecer a dúvida.

Diferente de “Quero colocar determinada parte de um site no meu site, e não sei como fazer!” … eu costumo, como sempre, ver o link que é postado, entrar no código fonte, e ver no código do mesmo se há como ser “copiado/estudado” tal aplicativo/programação e digo ao usuário… “Compadre, pegue o código fonte, vá no CSS e veja que lá, tem tudo o que você precisa!” … Normalmente, nem retorno esse usuário dá, ou, em alguns casos, quando o há, é da seguinte maneira…”Não conheço nada de código. Tem como montar ele pra mim?

Sinceramente, se vai partir para esse lado, eu já penso em duas coisas: Primeiramente, “que cara folgado”… e em segundo, “mude de profissão” …

Eu também não sabia nada. Mas corri atrás e aprendi. E hoje, procuro colaborar com todos que acessam o Fórum e postam suas dúvidas. Mas, nos altos das minhas 1085 mensagens, a gente percebe quem quer as coisas de mão beijada e quem procura fazer, tenta, erra, tenta e erra novamente, e acaba por pedir ajuda, deixando o seu código aberto para quem quiser visualizá-lo, estudá-lo ou aplicá-lo, o tenha em mãos.

Isso sim é COLABORATIVO. Isso sim, é pertencer à uma comunidade que não visa lucros, e sim, a troca de experiência e sabedoria, que nos trará lucros!

A gente consegue sacar quando alguém tem dúvidas, assim como eu mesmo, que comecei a postar dúvidas no Fórum, e recebi ajuda de muitas pessoas…e resolvi fazer o mesmo, até o dia que abri meu e-mail e recebi um convite do David CHC para ser moderador do Fórum, pois eu estava ajudando vários usuários! Fiquei muito feliz pela oportunidade, e imensamente agradecido!

Da mesma maneira, conseguimos sacar aqueles que não querem nada com nada, a não ser jogar um pedido, e quem sabe, alguma boa alma responda e entregue tudo de mão beijada ao próximo. Que esse, com certeza, nem um “Obrigado” vai voltar e postar no Fórum…

Voltar à página anterior!

  • juliano

    como eu posso fazer para mudar a direção que a janela do meu site vai abrir?
    ela abre para o lado direito e desce eu queria mudar ela para subir e abrir para o lado esquerdo, poderia me dar uma dica

  • Muito bem André. Costuma dizer que sempre vai faltar bons profissionais, justamente pela “preguiça” que o pessoal tem de estudar!!! Querem encontrar tudo pronto, costumam fazer sistemas a partir do copiar colar códigos, mas peça eles pra dar uma aula ou uma palestra para ver o que sai.

    abraços!!

    • É bem por aí João!

      Pegar coisas prontas, na realidade, não ajuda em nada mesmo…

      Abraços!

  • Pior que é exatamente isso, muitas pessoas confundem forum com helpdesk, querem algo para ontem, ou pedem pra fazer para eles.. Por algum motivo, algumas pessoas tem medo de errar, vc ver claramente isso, quando alguém pergunta : será q isso dá certo ?

    A resposta sempre falo quando alguém pergunta isso : já tentou? O máximo q pode ocorrer é uma mensagem de erro, ou algo fora do lugar, e nada mais.

    Umas das grandes vantagem de participar de forum, é vc encontrar problemas reais, onde talvez vc só iria encontrá-los depois algum tempo de trabalho. Vc começar a pensar de forma bem legal, pelo menos gosto de ver assim, q é um “solucionador de problemas”. Quando vc começar ter essa visão, vc passa de pessoa q espera resposta, pra outra q busca, e não tem medo de quebrar a cara, pq isso faz parte do aprendizado.

    Muitas vezes esse processo de ajudar em forum, criar aulas, avaliação, etc, muitas vezes cansa, mas depois a gente pensa e percebe q compartilhar é melhor forma de aprender.

    Abrs

    • Sem comentários….excelente observação David!

      Forte abraço meu velho, e seja SEMPRE, cara, SEMPRE BEM-VINDO por aqui!! rs

      Até mais!

  • Jessica Padula

    Bom dia !! Passando para parabenizar a palestra de ontem no CEUNSP, foi bem legal, dinâmica, divertida e além de tudo com um conteúdo ótimo sobre colaborativismo. Nunca participei de fórum, por falta de curiosidade mesmo, mas ontem, me fez abrir uma visão de que vale muito a pena para troca de experiências, e nessa área da informática que a cada dia aparece uma novidade faz-nos enriquecer em conhecimentos.

    Parabéns, espero usufruir de outras palestras assim ! Abraços.

    • Bom dia Jessica!

      Eu que agradeço a paciência comigo ontem! Espero que realmente tenha sido interessante, e fico feliz por tê-la agradado!

      Frequente sim os Fóruns da vida. São lugares onde enriquecemos nosso cérebro …

      Forte abraço e até a próxima, se Deus quiser!

  • Washington

    Muito bom! Quando iniciei a uns 3 anos atrás foi dificil, no começo sempre achava que ia conseguir tudo de primeira, mas o mais dificil pra mim foi trabalhar em uma empresa, ter varios clientes e ter grandes pepinos para resolver! xD
    Sempre gostei de foruns, acho bem legal o colobarativismo pois sempre é bom ajudar e ser ajudado.

    • Isso mesmo Washington!

      Mas o legal é ter pepino para descascar…rs

      Abraços meu velho!

  • Neto Fontenele

    ANDRÉ ! fiz um sistema de cadastro e login de usuário queria compartilhar! se eu mandar você posta no blog? só quero ajudar a galera ae!

    • Fala Neto! Me envia por e-mail para análise meu amigo?

      Se estiver tudo em ordem, eu posto aqui, sem sombra de dúvidas!

      Abraços e obrigado!

  • Rudnei

    Concordo com vc Andre, por exemplo estou sempre estudando aprendendo e olha que todo o pouco que sei aprendi baixando muita apostila assistindo a muita video aula (inclusive muitas suas rsss)e por ai vai,e ajudo sempre,as duvidas dos outros muitas vezes servem para nós mesmos pesquisar, e dar uma “luz” no caminho de todos.
    por isso acho que é muito importante ajudar mas tem que ralar pois tudo de mão beijada é um tanto desrespeitoso com nós mesmos.

    • Faço das suas as minhas palavras Rudnei!

      Concordo em gênero, número e grau!

      Forte abraço e continue pensando assim…

      Até mais!

  • William

    Por ter gente que oferece o código pronto, que existe um “Nóia” aqui em Jaú fazendo sites por R$200,00. Tudo torto.

    • Fala Will. Isso é problema recorrente meu amigo…em todo lugar tem louco fazendo isso…

      Abraços!

  • João Carlos

    Hoje em dia o povo nao quer saber de estudar quer tudo pronto!

  • Fabio

    Bem falado Tuco as vezes as pessoas são folgadas demais é como sempre digo não há vento favorável para aquele que não sabe pra onde vai abraço.

  • Jacson Leite

    Essas pessoas, são aquelas que vendem “sistemas” em 3x de 50 reais. Não ralou pra aprender.

    • Exatamente Jacson!

      E depois vão no fórum desesperadas querendo que alguém desenvolva o sistema pois não sabem fazê-lo….rs

      Abraços!