Como escolher a cor perfeita para seu website | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Como escolher a cor perfeita para seu website

Publicado na categoria Artigos com 27.537 visualizações e 53 comentários

A internet dispõe de uma fonte quase infinita de aplicativos e sites que mostram como as tendências futuras podem aumentar os números de sua página e também, a importância da mesma.

O grande vencedor dessa avalanche de possibilidades é o USUÁRIO, que decide quem deverá repensar e modificar a sua estratégia na web.

Um dos mais importantes fatores na atração de consumidores é a cor; é onde você “ganha” o usuário pelos olhos, visando dessa maneira, converter a visita do mesmo em alguma ação ou simplesmente, fazendo-o retorna ao site. Escolher as cores para o seu projeto não é tarefa fácil, e isso é enfatizado pela importância que as cores têm em um conjunto. Outra vantagem em se escolher corretamente as cores é o poder da sugestão, qual a cor será dominante, onde mesmo sem escrita, ela pode passar uma idéia.

O uso das cores não é restrito somente ao webdesign, e sim, em vários aspectos da vida, dependendo das culturas e tradições.  Por exemplo, para os europeus, a cor branca representa pureza, enquanto na China ou na África, representa luto!

Concluindo, escolher a cor certa pode trazer retornos significativos, e no webdesign, pode representar a diferença entre o amadorismo e o profissionalismo.

Nesse artigo vou listar as mais importantes idéias a serem consideradas quando for escolher um esquema de cores para seu projeto.

O esquema de cor tem que ter em mente o Público-Alvo

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

A seleção de cores usadas em um site não deve ser escolhida pelo gosto de uma pessoa, e sim, pela subjetividade como um todo. O principal objetivo das cores é ajudar a atrair potenciais visitantes, pois o sucesso de qualquer site está atrelado ao seu tráfego!

Então, antes de rabiscar as primeiras possibilidades de combinação de cores, é bom estabelecer quem é seu público-alvo e o segmento dessa população em todos os seus projetos.

Entre os mais importantes quesitos para determinar as cores podemos usar a idade de seu público, se é masculino ou feminino e sua localização geográfica (entenda-se: cultura e tradições!). Por exemplo, um site que contém as últimas notícias sobre o setor automotivo é focado em homens acima dos 18 anos (fator embasado na Lei: apenas aos 18 anos qualquer pessoa pode tirar sua carteira de motorista e assim, dirigir um carro, e sendo assim, o site deverá instigar esse jovem masculino à velocidade e adrenalina que dirigir pode trazer a essa pessoa, mesmo não sendo o mais correto!).

Nesse caso podemos usar cores fortes, um contraste afiado enfatizando o dinamismo, poder e inovação.  Definitivamente, outros visitantes podem acessar o site também, mas a maioria deverá ser da classe pré-definida (homens maiores de 18 anos!) e não podemos negligenciar essas características! Qualquer webdesigner sabe que não agradará todos os seus visitantes usando apenas um esquema de cor.

Um problema mais complicado que encaramos é quando temos que escolher um conjunto de cores para pessoas que se localizam em diversas áreas geográficas. O significado as cores varia bastante entre os países, e às vezes, com significados diferentes!

Nesse caso, o webdesigner deverá primeiramente realizar um estudo estatístico sobre seus potenciais visitantes e assim, definir um conjunto de cores que seja objetivo e respeitoso às características culturais dessa área geográfica.

Todo esquema de cor deve ser atrativo e acima de tudo, acessível

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

É provável que o designer escolha um conjunto de cores incríveis, mas que no final das contas, não agrade ao seu público! Embora o número de pessoas com problemas visuais possa parecer pequeno, muitas pessoas têm sim algum tipo de deficiência!

Mesmo que essas pessoas não relatem seus problemas, alguns esquemas de cores podem não ser perceptíveis ou até mesmo causar certo desconforto  e um desses problemas pode ser a confusão visual, que leva a pessoa a não saber distinguir o texto escrito do background usado no site!

Os padrões de acessibilidade são claros e todo webdesigner deve levar isso em consideração; a Internet pertence a todos, você sabe! Por exemplo, nos Estados Unidos, toda  empresa de web que prestam serviço ao Governo deve inserir a acessibilidade em todos seus projetos!

Levando isso em consideração, sua “marca” pode ser fortalecida se houver a preocupação com o desenvolvimento de sites e/ou projetos mais acessíveis!

As cores que escolher  deve facilitar o sucesso do site

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

Um layout não deve ser um agrupado de elementos: cabeçalho, conteúdo, rodapé e logo com suas sombras! O layout como um todo deve ser satisfatório ao visitante!

Cada site é único e para entender seu real objetivo, a cor pode ter um papel fundamental!

Por exemplo, em um blog o número de assinantes de feed é muito importante, e sendo assim, o botão para assinar esse feed deverá ocupar uma posição óbvia e uma cor que o destacará ainda mais! Especialistas recomendam utilizar uma cor diferente e atrativa para expressar algo importante, mas exceder nessas cores pode irritar o usuário ou tirar o seu foco do que realmente é importante acessar, além de deixar seu site parecendo um arco-íris!

Prepare uma múltipa combinação de cores

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

Um projeto é bem executado se os visitantes estão satisfeitos, mas muitas vezes, os visitantes não são especialistas ou conhecedores de webdesign ou de variantes cromáticas!

Para evitar quaisquer problemas e uma morte precoce do seu site, é muito prudente que se crie uma grande quantidade de esquemas de cor.  Com certeza, o webdesigner irá escolher as cores mais indicadas e apropriadas, mas se houver algum tipo de problema, terá uma solução já guardada na manga!

Escolha as cores como um profissional

A internet parece um oásis de possibilidades, e há diversas fontes para a escolha de cores, bem detalhadas e de qualidade. Existem blogs e sites com conteúdos voltados ao problema das cores, mas há também aplicativos excelentes que ajudam os designers na escolha dos melhores esquemas de cor!

Como um bônus, elenco aqui algumas dessas fontes:

 

1.Kuler

 

O Kuler é uma das fontes mais usadas, particularmente por suas inúmeras possibilidades de uso! A utilização de diversas paletas de cores usadas por outros designer são excelentes fontes de estudos, você pode lhes dar um retorno ou criar seu próprio mix de cores.

2.Colorotate

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

Esse aplicativo impressiona por seus gráficos: apresenta uma renderização 3D das nuances que é muito atrativa! Ele basicamente oferece as mesmas soluções que a maioria desses aplicativos apresentam.

3.Toucan

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

Esse aplicativo é bem complexo, e oferece a possibilidade de selecionar as cores cuidadosamente através de um menu que apresenta opções para qualquer projeto. Definitivamente, vale uma visita!

4.Color-Palette-Generator

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

Aqui é necessário fazer um upload de uma imagem e o aplicativo retornará quais cores foram utilizadas. O desing desse aplictivo não é dos mais modernos, mas a idéia e as soluções apresentadas são brilhantes!

5.Colorexplorer

Como escolher a cor perfeita para seu website - André Buzzo Webdesign

O Color Explorer é um aplicativo complexo que pode “derrubar uma árvore” para qualquer webdesigner! E para um melhor entendimento, acesse o menu “Help and Guides”. Apenas uma observação: quando da publicação desse artigo, esse site estava “temporariamente fora de serviço”.

Existem outros inúmeros aplicativos que ajudam os designers a escolherem suas cores profissionalmente, mas experiência significa sapiência, portanto, treinamento é imprescindível!

Espero que seja bem útil a todos!

Abraços!

Traduzido do original: How to Select The Perfect Color for Your Website 

Voltar à página anterior!

  • Hannah

    Bom dia, André!

    Gostaria de uma sugestão sua, estou fazendo um blog para falar sobre a maternidade real, dando dicas para as mamães, falando sobre as fases do bebê, quais cores posso por?Eu queria fugir um pouco do rosa e azul.

    • Olá Hanna!

      Eu usaria tons pastéis, entre verde e amarelo para sair da combinação rosa e azul … creio que tais tons conseguem abranger a “infância” de uma maneira bem acalentadora.

      Forte abraço e boa sorte com seu blog. Depois, me dê o endereço!

      Esteja bem.

  • Nossa …demorei pra responder né? hahahahahaha … respondi sua outra postagem … mas vamos lá: eu optaria pelo laranja.

    Verde é uma cor fria, e o laranja, caindo mais pro amarelo do que para o vermelho, deixa mais aconchegante e é uma cor quente, que inspira mais do que uma fria.

    Abraços!

    • Grazzi Pina

      Tudo bem, obrigada! Sucesso!

  • Grazieli Pina

    Boa tarde, gostei do artigo,tenho um site e gostaria de uma sugestão para mudança de cor, ecommerce de camisetas personalizadas público masculino, feminino e infantil. http://www.camisetastopdemais.com.br !

    • Olá Grazieli, tudo bem contigo? Espero que sim.

      Olha, eu achei que seu site tem um esquema de cores bem bacana! Se eu fosse sugerir algo, creio que seria perto do laranja ok?

      Abraços!

      • Grazzi Pina

        Ok, muito obrigada!

  • Fala Luiz!

    Cara, se é um portal de conteúdo, tente utilizar apenas uma cor e BRANCO … afinal de contas, sites onde você tenta deixar o usuário o maior tempo possível navegando e consumindo conteúdo, deveria ter uma pegada bem clean.

    Abraços!

  • Gustavo Arnal

    Adorei o site. André, estou prestes a iniciar um site de roupas e acessórios de bebês, mas a minha cruel dúvida é sobre as cores dele. Qual deveria escolher? obrigado

  • Rose Ribeiro

    Andre, parebens pelo site! Amei! Poderia me dar sua sugestao para um site de consultoria e analise de credito de clientes que locam imoveis: Obrigada!!!

    • Olá Rose!

      Eu optaria por alguns tons entre laranja e cinza. Mas para passar uma sensação de “sucesso”, creio que você devesse usar alguns tons de verde junto a branco…

      Abraços!

  • Lilian Lopes

    Olá André, amei seu post! Será que poderia me dar uma sugestão de cor? Estou criando um site no nicho de emagrecimento saudável… muito obrigada! Bjs

    • Olá Lilian! Fico feliz por ter gostado do conteúdo!

      Se fosse eu a criar o site, usaria verde pastel e suas variantes e branco.

      Abraços!

  • Guilherme Lago

    Ola André, tudo bem? Muito bacana o teu post. Gostaria de uma dica tua, estou abrindo uma empresa de engenharia civil voltada à restaurantes. Quais cores tu me aconselharia para o meu site?

    • Fala Guilherme … Eu acho que você poderia ir de cinza e vermelho ou de um tom de cinza e laranja de repente ..

      Abraços!

  • Olá Luana.

    Creio que o azul seria o mais interessante, afinal de contas, se formos levar ao pé da letra, se o site é sobre assuntos religiosos, deveria ser tratado como “ensinamentos” correto?

    Abraços!

  • Fala Kevin!

    Cara … ficou bonito hein? Parabéns! Belo trabalho!

    Abraços!

  • Alexandre

    Amigo, boa noite!
    Sou do Rio e gostaria de saber se trabalha com desenvolvimento.
    Faço parte de um grupo de Logistas de automóveis do Rio de Janeiro que se reuniu para a criação de um portal em substituição a WebMotors, no mesmo formato.
    Te interessa?
    Obrigado

    • Olá Alexandre!

      Interessar, até interessa; mas o sistema da Webmotors é algo absurdamente grande. Como vocês planejam tal trabalho?

      Abraços!

  • Ivan torres

    Tenho este site queria saber se ele precisa melhorar seu visual ? http://www.99veiculos.com

    • Olá Ivan!

      Cara, eu achei que ele tá bem bacana viu!!!

      Abraços!

  • katthleen

    Oi André amei o post, ajudou mtooo, mas gostaria de saber para um blog de signo de libra que cor devo usar?
    grata

    • Olá Katthleen!

      Olha … não existe algo relativo ao zodíaco e suas cores de acordo com os signos?

      Abraços!

  • Bruno Parus Boassi

    André muito bom o seu site e um diferencial sua dedicação a responder as duvidas.
    Aproveitando, estou desenvolvendo um site gerencial pra uma academia, tem alguma dica de cores? O logo dela tem tons dr laranja

    Obrigado

    • Fala Bruno!

      Então cara … o segmento reflete em saúde correto? Se conseguir mesclar tons de verde ou azul ao laranja …

      Abraços!

  • Olá Graci.

    Bom, aí depende bastante … que tipo de informação? É coisa séria ou de entretenimento?

    Abraços!

    • Graci Dias

      É coisa séria

      • Olha Graci, nesse caso você poderia usar azul e cinza … ou tons de verde e branco.

        Abraços e até mais!

        • Graci Dias

          Ahh sim… Obrigada :D

  • Que bom Gabi!

    Abraços!

  • Marcelo

    Boa noite André

    Estou desenvolvendo um site para uma empresa de hospedagem web e queria saber qual sua sugestão de cor para o mesmo…

    Obrigado!

    • Fala Marcelo!

      Cara, normalmente para esse segmento, as cores mais utilizadas são azul e cinza … ou azul e prata!

      Abraços!

  • Olá Michele!

    Hahahahaha … que legal! Eu dedico sim um tempo na resposta pois acredito que não tem coisa pior do que ler algo na internet, perguntar alguma coisa e ficar ó, no “vácuo”! rs

    Vamos lá: cores para biologia, normalmente são os tons de verde os mais utilizados.

    Abraços e fique a vontade por aí!

    Até!

  • wagnergenari

    Fala aee André excelente matéria já virei seu fã, eu tenho uma loja de bijuterias e semijoias totalmente voltada para publico feminino qual seria a melhor cor ? abraço

    • Fala Wagner …

      Cara … vermelho e seus tons mais claros e escuros … e se puder juntar ao dourado …

      Abraços!

  • Oi André! Comecei a escrever no meu blog há pouco tempo, então estou fazendo pesquisas para tentar aprimorá-lo.
    Eu sempre tive uma grande dúvida sobre isso! O plano de fundo do meu blog é uma estante de livros (também tenho uma dúvida: é certo usar plano de fundo muito colorido?) e eu fiquei na dúvida em que cor escolher.
    Então, estou fazendo assim: escolho a cor da fonte de acordo com a capa do livro. É uma boa ideia?
    Abs

    • Olá Bruna, tudo bem contigo?

      Vamos lá então: eu não tenho nada contra o uso de imagens no background do site. Acho bem válido e tals, desde que ele “não seja o destaque” principal do site. Estou usando um monitor de 1920px de resolução, e aí ele “compete” com o conteúdo … mas em monitores menores, tipo 1366px de resolução, ele fica bacana!

      Sobre o uso de cores nas fontes, eu também não vejo problema. Desde que não seja aquela fonte amarela na qual faz os comentários sobre o livro A invenção de Hugo Cabret … fica ruim pacas de ler … rs

      Abraços e boa sorte com seu blog!

  • janete

    ola trabalho com venda de produtos medicos/ortopedicos qual melhor cor para o site

    • Olá Janete!

      Normalmente a cor utilizada para sites de itens médicos utiliza a cor azul … combinações entre azul e branco.

      Abraços!

  • Aparecida Rayane

    Você poderia me ajuda na escolha das cores para meus site, por que estou com dúvida de que cor eu colocar estou desenvolvendo ele agora e queria saber qual a melhor cor é pra um site de uma academiia

    • Olá Aparecida!

      A maior parte das academias, creio eu, utilizam tons “escuros” para criar suas páginas. Qual a cor da logo da sua empresa?

      Abraços!

  • Luiz Medeiros

    Excelente apresentação e conteúdo, era exatamente o que eu estava procurando.

    • Fala Luiz!

      Obrigado meu amigo! Fico feliz que o artigo tenha lhe ajudado de alguma maneira!

      Abraços!

  • Willian

    Olá André, trabalho com vendas de eletronicos e informática no mercado livre e estou querendo montar um template, mas não sei que que combinação de cores usar para isso, para esse tipo de comercio. Poderia me dar algumas dicas de combinações.
    Agradeço desde já sua atenção e parabéns pelo blog.

    • Fala Willian.

      Cara…normalmente, a turma costuma utilizar as cores Azul e Cinza (prata) para esse tipo de comércio. Eu tenho um outro post, sobre o “Significado das Cores”, que também pode lhe auxiliar na escolha.

      Forte abraço e boa sorte com seu empreendimento.

      Até mais!

  • Pingback: Como saber a qual é esta cor? - Rodrigo Graça - Blog()

  • Danilo

    Estou com problemas com meu twitter sou novo nisso! seria bom se você tivesse email: meu caro sim poder disponibilize!! ficarei grato

    • Fala Danilo!!!

      Obrigado pelo comentário meu velho, e sinta-se a vontade em sempre dar uma passada por aqui! rs

      Tenho um e-mail para contato sim, que é o contato@andrebuzzo.com.br!!!

      Abraços e até mais!

  • Danilo

    TUCO MEU BROTHER! agora que encontrei seu site estarei sempre aqui. lendo essas dicas maravilhosas! é muito bom saber que nessa vida ao menos temos igualdade na internet onde que um iniciante tem o prazer de ter uma interação com um profissional isso nos faz crescer! brigado TUCO!
    SIM IREI TE MANDAR UM CONVITE NO TWITTER! ABRAÇO

  • Deivid Filipe

    Favoritei