Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente

Publicado na categoria Artigos com 4.857 visualizações e 4 comentários

As agências de marketing têm testemunhado uma grande mudança que está sendo consolidada pela indústria do webdesign. Sites se transformaram em excelentes plataformas de geração de negócios. Inicialmente, criar um belo layout era a tendência que mandava. Porém, com a concorrência cada vez mais acirrada as companhias têm que “matar um leão por dia”, e dessa maneira, muitas delas sentiram a necessidade de usar “táticas de guerrilha” para alavancar seu E-Commerce.

Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente - André Buzzo Webdesign

A maior parte dos empresários tem efetuado mudança em suas estratégias de marketing. Eles pularam para uma nova era para dar um “gás” em seus negócios. Para qualquer um deles, a intenção é trazer mais e mais usuários para seus sites e tentar converter o máximo de visitantes em clientes fiéis. Por essa razão as empresas têm procurado contratar agências web ou web designers para criar sistemas que possam causar certo furor na indústria e assim, ajudá-los a alcançar seus objetivos.

ENTENDENDO A PERSPECTIVA

 Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente - André Buzzo Webdesign

De maneira geral, a perspectiva não é levada em conta quando da produção de um projeto web. Não importa quão importante  possa ser  a conversa entre o empresário e o designer, ou uma reunião de brainstorming comandada pelo designer;  a “Perspectiva” é um aspecto totalmente ignorado! E se é considerada, ela parte do próprio empresário ou do designer, sobre como o site deve ser, e então o mesmo é criado! Mas a questão que posteriormente surge é: esse sistema atendeu aos resultados desejados?

Porque fazer?

Estranhamente, poucos empresários ou designers se preocupam com a perspectiva na qual o website deveria ser projetado. Na maioria dos casos, empresários e designers entram em discussão tentando finalizar um projeto que atenda os desejos do dono do website! Os designers incorporam ao seu tempo de trabalho toda sua força para produzir um layout que atenda de maneira completa os anseios do empresariado. Mas ninguém nunca pensou em dizer ao mesmo que o website deveria ser elaborado visando o cliente final, que é o usuário que irá acessá-lo e dessa maneira, tentar converter sua visita em um negócio fechado?

É sempre a perspectiva do usuário que conta, e não a do designer ou a do dono do site. Esse é o maior objetivo na hora de desenvolver um layout;  ele deve ser totalmente voltado à experiência do usuário; se possível, levando em consideração suas opiniões e reações quando ele chega até o site!

Como fazer?

Não todos, mas a grande maioria dos empresários acredita que o designer deve concentrar todos seus esforços no desenvolvimento visando uma convergência do possível cliente. Mas aqueles que, obviamente, fazem o uso da “perspectiva”, devem conhecem sua real importância quando resolve trazê-la ao projeto.

Para um empresário gerar tráfego e fechar negócios, ele precisa entender que não é a ele que o site deve ser dirigido, e sim, deve-se direcionar o seu desenvolvimento tentando atender às expectativas de seu cliente! Ao seguir esse conselho ele saberá que está investindo tempo e dinheiro na coisa certa! Abaixo, alguns pontos importantes a serem considerados:

ANALISANDO O GOSTO DO CLIENTE

 Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente - André Buzzo Webdesign

Esse é o ponto primordial que o designer deve levar em consideração na hora de projetar um layout. O designer deve procurar entender qual o público alvo do empresário e como ele pode ser atingido, atendendo a todas as necessidades! Isso pode indicar quais áreas precisam de maior destaque, assim como outras que precisa evitar, para que o usuário simplesmente não feche a janela e se vá!

A MENSAGEM QUE DESEJA PASSAR

 Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente - André Buzzo Webdesign

O conteúdo de um website é outro ponto importante a ser considerado. A informação disponibilizada no site deverá ser interessante, agradável e deverá ainda, ser clara! De maneira geral, a informação deve ser segregada sistematicamente.  A navegação, botões e qualquer outra mensagem importante a ser passada ao cliente têm que ser “clara” e “objetiva”. O conteúdo deve ser chamativo e encorajar o visitante a navegar pelo site.

NAVEGAÇÃO E ACESSIBILIDADE

Desenvolvendo sites utilizando a perspectiva do cliente - André Buzzo Webdesign

A funcionalidade do site é o fator que vai determinar o sucesso de um site. Se o usuário encontrar qualquer dificuldade em navegar no site ou não puder encontrar determinada informação que estiver procurando, existe a possibilidade em se perder um ou mais clientes! Eles precisam navegar facilmente pelo site e ter a informação que necessitam de maneira rápida e eficiente! Portanto, um site deve ser rico em navegação intuitiva e deve oferecer fácil acessibilidade ao usuário!

Então, reconhecer os fatores mencionados acima e implementá-los podem realmente  mover montanhas na hora de se alcançar objetivos e metas! Simplesmente entendo a percepção do cliente e o que eles adoram ver e ler em um site pode proporcionar ao empresário os maiores benefícios com os menores esforços! Tanto o empresário como o web designer devem focar seus esforços na perspectiva do cliente final, como ele irá navegar e quais suas reações ao fazê-lo! Isso vai ajudar a superar qualquer dificuldade que o usuário encontrar quando fizer uma visita!

Traduzido do original: Design Websites from Customer’s Perspective

Voltar à página anterior!

  • joao augusto

    Fala André tudo bem? primeiramente quero agradecer vc por compartilhar seus conhecimentos. e queria saber de uma coisa e se vc pode me ajudar. Estou desenvolvendo um site pra minha faculdade, é sistemas de diarias de professores e nao sei como fazer um calendario com checkbox pra marcar em cada dia entende? se vc tiver algo ai pra me ajudar desde já obrigado…..
    ATÉ MAIS…. ABRAÇO…

    • Fala João!!

      Mas o que você precisaria marcar nesse sistema?

      Abraços!

  • Jacson Leite

    O problema é que mitos sites são criados pensando apenas na satizfação do desenvolvedor e do cliente, e muitas vezes o principal motivo da criação do site (o cliente, o usuário final) é esquecido.

    Parabéns pelo post, e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Abraço.

    • Exatamente!

      E como vemos casos assim…..

      Abraços e de nada! rs

      Até mais!