Domínio (endereço) de site - como comprar um! | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Domínio (endereço) de site – como comprar um!

Publicado na categoria Artigos com 1.791 visualizações e 2 comentários

Então você chegou até mim, caro(a) leitor(a). Vamos conversar um pouco sobre os cuidados e análises que você precisa fazer antes de adquirir um domínio ou um endereço para seu site.

Na verdade, hoje em dia, com o advento da Internet, a busca por um “nome” para seu domínio deveria ser considerada antes mesmo de se pensar em qual será – ou seria – o nome da sua empresa.

Deixe-me explicar porque, de uma maneira que julgo ser clara e objetiva.

O SEO ENVOLTO NA ESCOLHA DO DOMÍNIO DO SITE

Quando você for buscar por um domínio junto ao site www.registro.br, você precisará levar em consideração a região que habita e principalmente, o segmento no qual sua atividade está inserida.  Quando nós formos efetuar uma busca junto ao Google, o primeiro fator de importância que ele privilegia é o endereço do site. Então, se a palavra usada na busca estiver no endereço de seu site, ponto pra ti! Eu já expliquei isso em outro tópico aqui no site, mas considero que seja sua primeira visita e prefiro soar repetitivo ao deixá-lo em dúvida. Portanto, veja a imagem abaixo:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Nessa primeira situação, a busca pela palavra rações no que consideramos busca orgânica – aquela que não é paga – a probabilidade de ser encontrado é muito difícil, pois o termo é muito abrangente e dá ao Google uma gama imensa de resultados a serem exibidos. Consequentemente, a sua empresa nova “penaria” um bocado para figurar dentre os primeiros resultados apenas por utilizar UMA OCORRÊNCIA da palavra em questão.

Agora, veja essa outra imagem:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Digamos que sua empresa esteja situada na cidade de Salto. Se eu colocar em meu domínio a cidade na qual meu empreendimento se encontra, as chances de sermos bem colocados na busca orgânica quando a pesquisa é mais detalhada, é bem maior.

Então, o que eu quero dizer é: pense primeiramente no domínio do site antes de se quer pensar em um nome para a sua empresa. Os tempos são outros, e isso é um fator que pode lhe fazer economizar vários reais em campanhas de AdWords futuramente.

O DOMÍNIO É SEU. TOME CONTA DELE COM CARINHO

Eu sei sim que é bem complicada para quem não tem experiência essa história de “comprar um domínio”. Na verdade, a gente não compra; nós alugamos, pois se você não renovar o aluguel depois de um ano, ele volta a ficar disponível para que outra pessoa ou empresa possa aluga-lo.

E eu sei ainda que é mais fácil você entrar em contato com a hospedagem e pedir para que eles façam esse “meio de campo” pra ti. Mas essa facilidade pode gerar graves problemas futuros. Analise comigo:

O domínio do site estará nas mãos da empresa de hospedagem que contratou para publicar sua página; dessa maneira, se por um motivo ou outro, você precisar mudar de empresa – quer seja por problemas técnicos e/ou de suporte e/ou financeiro – o domínio NÃO É SEU.  Está no nome da empresa de hospedagem. E isso engloba, apenas:

  • Todas as suas contas e mensagens de e-mails
  • O conteúdo de seu site
  • Seu site
  • A imagem de sua empresa

Então, siga o pequeno roteiro abaixo e faça VOCÊ a compra do domínio do seu site:

O site www.registro.br

Antes de qualquer coisa, verifique junto ao registro.br se o domínio que pensa em buscar para sua empresa. Para tanto, basta usar a caixa destacada na imagem abaixo:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Na caixa, digite o endereço do site que deseja pesquisar. Não precisa colocar o www para efetuar buscar, bastando apenas fornecer o domínio seguido de .com.br no final. Ou, se for de acordo com sua profissão ou segmento, o registro.br oferece outras terminações possíveis de URL para sites. Vamos buscar o MEU domínio para exemplificar o que estou dizendo:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Então o registro.br informa que o domínio em questão já foi registrado e me oferece outras terminações possíveis para registro. Dessa maneira, fica a seu critério efetuar a locação de um domínio que NÃO SEJA .com.br

Dica minha: não aconselho; todos estão acostumados a acessar www.seusite.COM.BR e é complicado para seu usuário lembra que a página que ele precisa acessar é www.seusite.FAR.BR

Caso você queira muito, mas muito o domínio que já se encontra locado, você fazer uma oferta para a pessoa/empresa que o possui. Para saber que é o “dono” do seu tão sonhado domínio, acesse o seguinte menu:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

No menu superior, você então acessa Tecnologia -> Ferramentas

E então essa tela se abre e você vai clicar em Serviço de diretório who is

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

E então, você vai informar mais uma vez o domínio do site e clicar em Consultar

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

E agora você tem mãos todas as informações sobre o locatário do domínio que tinha em mente!

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Nessa tela você consegue saber onde o site está hospedado, quem é o responsável por ele, e inclusive, o endereço de e-mail da pessoa com a qual você poderá negociar se for o caso.

Agora, se o domínio estiver disponível, os passos são outros! Primeiramente, você precisa criar um conta no site. Para isso, basta clicar no ícone CRIAR CONTA no topo da página. E em seguida, preencher o formulário com as informações requeridas.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Após preencher o formulário e clicar em ENTRAR, uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no formulário, pedindo que você confirme sua opção de criar a conta junto ao registro.br. Isso também vai gerar um usuário, que será – normalmente o é – um conjunto de letras e números relativos ao seu nome. Por exemplo, meu ID de usuário no registro.br é AGBCA4.

GUARDE COM CARINHO O SEU USUÁRIO E SENHA. SE VOCÊ PERDER ESSES DADOS, MAIS FÁCIL TER UM FILHO E MANDÁ-LO PARA A UNIVERSIDADE DO QUE CONSEGUIR UMA NOVA SENHA!

Realizada a etapa de criação de conta e ativação da mesma, a gente agora vai registrar o domínio. Para tanto, precisamos fazer mais uma vez a pesquisa e assim possamos realizar a locação do mesmo.

Digamos que meu site tenha um nome bem adequado para o seu fim: Um blá Dois blá e o endereço então do site seria www.umbladoisbla.com.br. E esse endereço está disponível para locação:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Clico então em REGISTRAR e aguardo a abertura da nova tela, onde eu vou precisar informar ou o CPF quando se tratar de pessoa física ou o CNPJ quando for pessoa jurídica.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Ao inserir o CPF, o sistema ainda vai solicitar que entremos com a nossa senha referente nosso usuário.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Então, basta informar a senha. E para finalizar o registro de seu domínio, basta conferir se as informações estão todas corretas, ticar a caixa de “Li e aceito os termos do contrato” e clicar em REGISTRAR!

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

E ao terminar o registro, um e-mail é enviado para você informando que seu pedido está na linha de espera. Quando – e se – estiver disponível, uma nova mensagem será enviada para você com um link para selecionar o período que deseja alugar o domínio – de 1 a 10 anos – e, após essa escolha, um link para impressão do boleto será gerado.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Então, selecione o período e clique em PROSSEGUIR.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Confirme se é isso mesmo que você deseja e, se tudo estiver certo, clique em CONFIRMAR e então, selecione a forma de pagamento que melhor lhe atende.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Ah, e caso você tenha chegado até aqui e descobriu que digitou algo errado, ou pensou e encontrou um domínio melhor para seu site, basta não pagar o boleto que está tudo em ordem. Depois de um certo tempo, o registro.br remove o seu pedido e disponibiliza novamente o endereço para locação!

Bom, espero que tenha ficado mais fácil agora para você entender como se faz para registrar um domínio e não ficar mais na mão de nenhuma empresa ou prestador de serviço.

O domínio é sua vida na internet. E quem deve tomar conta dela, é você.

INFORMAÇÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA!

Como bem lembrado pelo meu amigo @flavioleao, existem como sempre, picaretas a postos para te engambelar fácil fácil! Um deles, é uma “empresa” que costuma mandar boletos para você, uma vez por ano, cobrando uma taxa alta pelo domínio do seu site. E eles são chamados de “br.registro“.

Sendo assim, NUNCA PAGUE BOLETOS enviados pelo BR.REGISTRO. É uma cilada Bino. Veja a imagem:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

O único boleto que você deve pagar é o emitido pelo “registro.br” ok?

Abraços e até mais!

Voltar à página anterior!

  • Opa, texto muito útil (para variar). Adiciona a dica de ignorar aquele boleto maroto do Registros e Marcas que é enviado pelos correios. Forte abraço, André!

    • Fala Flávio!

      Cara, muito bem lembrado meu velho!

      Abraços!