André Buzzo

CRIAÇÃO DE SITES | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | CONSULTORIA EM SEO | ORIENTAÇÃO EM TCC

Domínio (endereço) de site – como comprar um!

Publicado na categoria Artigos com 1.326 visualizações e 2 comentários

Então você chegou até mim, caro(a) leitor(a). Vamos conversar um pouco sobre os cuidados e análises que você precisa fazer antes de adquirir um domínio ou um endereço para seu site.

Na verdade, hoje em dia, com o advento da Internet, a busca por um “nome” para seu domínio deveria ser considerada antes mesmo de se pensar em qual será – ou seria – o nome da sua empresa.

Deixe-me explicar porque, de uma maneira que julgo ser clara e objetiva.

O SEO ENVOLTO NA ESCOLHA DO DOMÍNIO DO SITE

Quando você for buscar por um domínio junto ao site www.registro.br, você precisará levar em consideração a região que habita e principalmente, o segmento no qual sua atividade está inserida.  Quando nós formos efetuar uma busca junto ao Google, o primeiro fator de importância que ele privilegia é o endereço do site. Então, se a palavra usada na busca estiver no endereço de seu site, ponto pra ti! Eu já expliquei isso em outro tópico aqui no site, mas considero que seja sua primeira visita e prefiro soar repetitivo ao deixá-lo em dúvida. Portanto, veja a imagem abaixo:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Nessa primeira situação, a busca pela palavra rações no que consideramos busca orgânica – aquela que não é paga – a probabilidade de ser encontrado é muito difícil, pois o termo é muito abrangente e dá ao Google uma gama imensa de resultados a serem exibidos. Consequentemente, a sua empresa nova “penaria” um bocado para figurar dentre os primeiros resultados apenas por utilizar UMA OCORRÊNCIA da palavra em questão.

Agora, veja essa outra imagem:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Digamos que sua empresa esteja situada na cidade de Salto. Se eu colocar em meu domínio a cidade na qual meu empreendimento se encontra, as chances de sermos bem colocados na busca orgânica quando a pesquisa é mais detalhada, é bem maior.

Então, o que eu quero dizer é: pense primeiramente no domínio do site antes de se quer pensar em um nome para a sua empresa. Os tempos são outros, e isso é um fator que pode lhe fazer economizar vários reais em campanhas de AdWords futuramente.

O DOMÍNIO É SEU. TOME CONTA DELE COM CARINHO

Eu sei sim que é bem complicada para quem não tem experiência essa história de “comprar um domínio”. Na verdade, a gente não compra; nós alugamos, pois se você não renovar o aluguel depois de um ano, ele volta a ficar disponível para que outra pessoa ou empresa possa aluga-lo.

E eu sei ainda que é mais fácil você entrar em contato com a hospedagem e pedir para que eles façam esse “meio de campo” pra ti. Mas essa facilidade pode gerar graves problemas futuros. Analise comigo:

O domínio do site estará nas mãos da empresa de hospedagem que contratou para publicar sua página; dessa maneira, se por um motivo ou outro, você precisar mudar de empresa – quer seja por problemas técnicos e/ou de suporte e/ou financeiro – o domínio NÃO É SEU.  Está no nome da empresa de hospedagem. E isso engloba, apenas:

  • Todas as suas contas e mensagens de e-mails
  • O conteúdo de seu site
  • Seu site
  • A imagem de sua empresa

Então, siga o pequeno roteiro abaixo e faça VOCÊ a compra do domínio do seu site:

O site www.registro.br

Antes de qualquer coisa, verifique junto ao registro.br se o domínio que pensa em buscar para sua empresa. Para tanto, basta usar a caixa destacada na imagem abaixo:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Na caixa, digite o endereço do site que deseja pesquisar. Não precisa colocar o www para efetuar buscar, bastando apenas fornecer o domínio seguido de .com.br no final. Ou, se for de acordo com sua profissão ou segmento, o registro.br oferece outras terminações possíveis de URL para sites. Vamos buscar o MEU domínio para exemplificar o que estou dizendo:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Então o registro.br informa que o domínio em questão já foi registrado e me oferece outras terminações possíveis para registro. Dessa maneira, fica a seu critério efetuar a locação de um domínio que NÃO SEJA .com.br

Dica minha: não aconselho; todos estão acostumados a acessar www.seusite.COM.BR e é complicado para seu usuário lembra que a página que ele precisa acessar é www.seusite.FAR.BR

Caso você queira muito, mas muito o domínio que já se encontra locado, você fazer uma oferta para a pessoa/empresa que o possui. Para saber que é o “dono” do seu tão sonhado domínio, acesse o seguinte menu:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

No menu superior, você então acessa Tecnologia -> Ferramentas

E então essa tela se abre e você vai clicar em Serviço de diretório who is

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

E então, você vai informar mais uma vez o domínio do site e clicar em Consultar

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

E agora você tem mãos todas as informações sobre o locatário do domínio que tinha em mente!

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Nessa tela você consegue saber onde o site está hospedado, quem é o responsável por ele, e inclusive, o endereço de e-mail da pessoa com a qual você poderá negociar se for o caso.

Agora, se o domínio estiver disponível, os passos são outros! Primeiramente, você precisa criar um conta no site. Para isso, basta clicar no ícone CRIAR CONTA no topo da página. E em seguida, preencher o formulário com as informações requeridas.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Após preencher o formulário e clicar em ENTRAR, uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no formulário, pedindo que você confirme sua opção de criar a conta junto ao registro.br. Isso também vai gerar um usuário, que será – normalmente o é – um conjunto de letras e números relativos ao seu nome. Por exemplo, meu ID de usuário no registro.br é AGBCA4.

GUARDE COM CARINHO O SEU USUÁRIO E SENHA. SE VOCÊ PERDER ESSES DADOS, MAIS FÁCIL TER UM FILHO E MANDÁ-LO PARA A UNIVERSIDADE DO QUE CONSEGUIR UMA NOVA SENHA!

Realizada a etapa de criação de conta e ativação da mesma, a gente agora vai registrar o domínio. Para tanto, precisamos fazer mais uma vez a pesquisa e assim possamos realizar a locação do mesmo.

Digamos que meu site tenha um nome bem adequado para o seu fim: Um blá Dois blá e o endereço então do site seria www.umbladoisbla.com.br. E esse endereço está disponível para locação:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Clico então em REGISTRAR e aguardo a abertura da nova tela, onde eu vou precisar informar ou o CPF quando se tratar de pessoa física ou o CNPJ quando for pessoa jurídica.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Ao inserir o CPF, o sistema ainda vai solicitar que entremos com a nossa senha referente nosso usuário.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Então, basta informar a senha. E para finalizar o registro de seu domínio, basta conferir se as informações estão todas corretas, ticar a caixa de “Li e aceito os termos do contrato” e clicar em REGISTRAR!

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

E ao terminar o registro, um e-mail é enviado para você informando que seu pedido está na linha de espera. Quando – e se – estiver disponível, uma nova mensagem será enviada para você com um link para selecionar o período que deseja alugar o domínio – de 1 a 10 anos – e, após essa escolha, um link para impressão do boleto será gerado.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Então, selecione o período e clique em PROSSEGUIR.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Confirme se é isso mesmo que você deseja e, se tudo estiver certo, clique em CONFIRMAR e então, selecione a forma de pagamento que melhor lhe atende.

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

Ah, e caso você tenha chegado até aqui e descobriu que digitou algo errado, ou pensou e encontrou um domínio melhor para seu site, basta não pagar o boleto que está tudo em ordem. Depois de um certo tempo, o registro.br remove o seu pedido e disponibiliza novamente o endereço para locação!

Bom, espero que tenha ficado mais fácil agora para você entender como se faz para registrar um domínio e não ficar mais na mão de nenhuma empresa ou prestador de serviço.

O domínio é sua vida na internet. E quem deve tomar conta dela, é você.

INFORMAÇÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA!

Como bem lembrado pelo meu amigo @flavioleao, existem como sempre, picaretas a postos para te engambelar fácil fácil! Um deles, é uma “empresa” que costuma mandar boletos para você, uma vez por ano, cobrando uma taxa alta pelo domínio do seu site. E eles são chamados de “br.registro“.

Sendo assim, NUNCA PAGUE BOLETOS enviados pelo BR.REGISTRO. É uma cilada Bino. Veja a imagem:

Domínio (endereço) de site - como comprar um!

O único boleto que você deve pagar é o emitido pelo “registro.br” ok?

Abraços e até mais!

  • Opa, texto muito útil (para variar). Adiciona a dica de ignorar aquele boleto maroto do Registros e Marcas que é enviado pelos correios. Forte abraço, André!

    • Fala Flávio!

      Cara, muito bem lembrado meu velho!

      Abraços!

Saiba mais sobre

André Buzzo

Sou desenvolvedor web especializado na criação de sites gerenciáveis com Wordpress; colunista da Abraweb - Associação Brasileira de Webdesigners - e tutor na instituição MX Cursos.

Template? Eu programo o seu!

Então você comprou um template, e pensou que ia ser fácil colocar seu site no ar né?

Pode ser fácil sim! Deixa comigo que eu faço ele ficar funcional para ti!

pesquise por conteúdos

Meus cursos

eu recomendo!

instagram