MEU PRIMEIRO SITE – HOSPEDAGEM | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

MEU PRIMEIRO SITE – HOSPEDAGEM

Publicado na categoria Artigos com 7.267 visualizações e 30 comentários

Fala pessoas!

Dando continuidade à série de artigos sobre o MEU PRIMEIRO SITE, venho agora trazer a vocês um pouco sobre a hospedagem do nosso projeto!

Precisamos e devemos ficar atentos a determinadas situações que possam ocorrer, assim como pontuar questões que devem ser observadas quando da contratação de um serviço de hospedagem.

MEU PRIMEIRO SITE – HOSPEDAGEM

 

Muitos acham que hoje em dia, determinada empresa é a melhor do país, é a maior do país, e todos vão atrás de hospedar o site lá. Porém, uma coisa que aprendi na “vida profissional” (soou mal agora!), é que nem sempre pagar caro por um serviço é sinônimo de qualidade. Principalmente no atendimento!

Eu acho engraçado: trabalho com uma hospedagem que até agora me dá um suporte muito bom. Não adianta perguntar qual a empresa, porque não vou fazer jabá dela aqui no meu site! De repente, se eles quiserem que eu o faça, é só me dar um desconto no meu pacote de serviços que sem problemas! Enquanto isso não acontece, fico sem citar o nome!

Mas o que eu realmente acho engraçado é o seguinte: A maior do país diz o que você precisa fazer, do modo que eles querem que você faça! Nada que não seja criado ou programado DE ACORDO COM A EMPRESA roda no servidor! Um simples formulário de contato é uma praga de configurar!

Tenho alguns scripts que rodam perfeitamente em meu servidor, porém, no deles, eu preciso fazer uma programação quilométrica para apenas, APENAS ENVIAR UM E-MAIL! Eu tenho um sistema de notícias em PHP que também funciona nesse meu servidor, e foi realmente um inferno adaptá-lo para a outra hospedagem!

Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa:

O que devo procurar em uma hospedagem?

Meu Primeiro Site - Hospedagem

Inicialmente, a linguagem de programação dinâmica (entenda-se ASP ou PHP) que você está utilizando.

Veja quantos bancos de dados serão oferecidos, a quantidade de caixas de e-mails, o espaço em disco que você terá ao assinar determinado plano, e procure também, conhecer o PAINEL GERENCIÁVEL do site. Se é CPanel ou Plesk.

O CPanel é muito intuitivo e fácil de configurar. O Plesk, eu já trabalhei por duas vezes e particularmente, acho horrível!

Acho o Plesk ruim não por sua dificuldade em criar o que se deseja, como banco de dados ou caixas de e-mail, e sim, como CHEGAR até essas informações! A usabilidade é muito ruim!

O painel CPanel

MEU PRIMEIRO SITE - HOSPEDAGEM

Esse é apenas um “screenshot” que encontrei na net sobre o CPanel. Ele te oferece todas as opções (normalmente em inglês) por ícones que fazem todo o sentido sobre os botões que você terá acesso.

Nele você facilmente cria caixas de e-mails, banco de dados, altera a versão do PHP (como só trabalho com PHP, vou me focar nessa programação!), e dentre outras opções, está a instalação automática do WordPress diretamente por um painel muito intuitivo e de fácil manutenção!

Além de, na barra esquerda do painel, mostrar tudo o que está acontecendo dentro de seu site: a quantidade de tráfego diário, semanal e mensal, assim como a possibilidade de imprimir um relatório sobre o mesmo, bem detalhado sobre a movimentação do seu projeto.

Mostra também quantas caixas de e-mail foram criadas, a quantidade de caixas que você ainda tem à sua disposição, da mesma maneira que lhe apresenta quantos bancos de dados existem já no seu site. Outra informação, de suma importância, é a quantidade de dados alocados no servidor.

O Painel Plesk

MEU PRIMEIRO SITE - HOSPEDAGEM

Como faz muito tempo que não utilizo o Plesk, vou me abster de comentários em relação ao painel. Mas ao que pude ver pela imagem, ele mudou razoavelmente desde a última vez que trabalhei com o mesmo!

O que é alocado no servidor?

MEU PRIMEIRO SITE - HOSPEDAGEM

Dados. Simplesmente, dados.

Tudo o que você “subir” no servidor, será descontado do seu espaço em disco, assim como funciona no seu computador pessoal. Se você tem um HD de 320GB,  e coloca uma pasta de fotos com 1GB, você passa a ter 319GB de espaço em disco. Lógico.

No servidor, funciona da mesma maneira. Tudo o que você aloca no servidor é descontado do seu espaço contratado.

E fica uma dica muito importante: Todos os e-mails recebidos e mantidos no servidor também SOMAM PARA O DESCONTO DE ESPAÇO EM DISCO!

A não ser que você trabalhe com o um cliente de e-mail, como o Outlook ou o Thunderbird, e seja louco o suficiente para não “deixar cópia no servidor”.  Portanto, é sempre interessante limpar algumas coisas de sua caixa no diretamente no Webmail para evitar que seu espaço em disco seja totalmente ocupado por e-mails de spams e coisas do gênero. 

Comentários

Agora eu vou falar um pouco mais “intimamente”.

Eu trabalhei com uma empresa de hospedagem que me deixou na mão.

Eles haviam me enviado um e-mail, dizendo que  para “melhorar ainda mais o serviço, estaremos(sic) mudando nossos servidores, e portato, precisaremos que altere os DNS anteriormente informados para os que seguem abaixo:”

Alterei conforme solicitado, e dois clientes meus, com suas empresas que necessitam diariamente de e-mails para seu bom e sadio andamento, ficaram sem enviar ou receber mensagens. E não havia Cristo que fizesse que os e-mails voltassem a funcionar.

Foram três dias tensos, com cliente no meu pé (e com toda razão, afinal de contas, eu havia indicado o servidor!) e eu no pé da Hospedagem.

O que eu gastei de telefone (moro no interior de São Paulo, e a empresa está localizada em Santa Catarina!) não estava no gibi! E não conseguimos resolver o problema, sendo que depois disso, eu acabei tendo outro!

O cliente exigiu que o site voltasse para a hospedagem anterior (a qual me referi no começo desse artigo!) e tive outros grandes problemas para fazer toda uma intranet funcionar!

Além do mais, esse servidor que eu estava trabalhando não me permitia backups de e-mails. Mais esse nabo para resolver!

Portanto, eu acho que quando você for contratar um serviço de hospedagem, deve observar:

  • – Se existe backup de e-mails (serviço primordial! Se não lhe oferecem procure outra empresa!)
  • – Se existe 0800 para entrar em contato;
  • – Se existe um fórum onde são tiradas as dúvidas sobre o serviço;
  • – Quantos desses tópicos são reclamações;
  • – Procure ver com conhecidos algumas opções;
  • – Nem sempre o mais caro é o melhor;
  • – Nem sempre o mais barato é a melhor escolha;
  • – Você terá problemas. De qualquer maneira.

Outra coisa a ser observada, é deixar claro ao seu cliente que o serviço é oferecido por terceiros e que você pode ATÉ indicar uma empresa para hospedar o site dele, mas que ao acontecerem problemas, você pode sim auxiliá-lo, porém não deverá nunca ser responsabilizado por qualquer erro ou perca de dados provenientes de serviços contratados!

Espero que esse artigo seja útil a todos na hora de contratar um serviço de hospedagem!

Abraços e até a próxima!

Voltar à página anterior!

  • Paulo Fernandes

    Bom dia André, sempre é bom reviver posts antigos, estou hospedando meus sites na SECNET, e até hoje não tive nenhum problema em questão, priorizo atendimento de qualidade, pois se eu precisar eles estarão disposto em ajudar.
    Abraço.

  • Pingback: MEU PRIMEIRO SITE | André Buzzo()

  • João Augusto

    Falaaa André…

    Cara eu estou passando por um problema com hospedagem, e todas essas dicas que vc deu é de extrema importância…
    Putz estou em cima do pessoal da empresa onde fiz a hospedagem mais esta fod# viu…

    enfim se tiver como vc me indicar também uma empresa bacana pra hospedagem …

    AGRADEÇO

    ABRAÇO..

    • Fala João!

      Dúvida resolvida através do Facebook né? rs

      Abraços!

  • Thiago Don

    Olá André, sempre acompanho suas postagens mas nunca comento nada hehe, mas parabéns pelo post. Tive muitos problemas com hospedagem, tem muitas empresas oferecendo serviços de péssima qualidade e se não ficar esperto dança. Valeu pelas dicas. Abraço

    • Fala Thiago!

      Holoco véi! Comenta mais aí!! rs

      Mas falando sério: precisamos ficar atentos mesmo, porque senão a gente compra gato por lebre … e aí, não somos apenas nós que dançamos. O cliente que contrata nossos serviços também sai prejudicado.

      Forte abraço e obrigado pela participação! Saiba que será sempre bem-vindo por aqui!

      Até mais!

  • Vitor

    André, sobre a hospedagem eu fico muito descontente com a Kinghost, pois eu ultilizo muito o Joomla e outros scripts que precisa ficar mudando permisões de pasta e voltando depois de uma simples atualização.
    Magento intão, vish é um #2@@#!

    Eu me pergunto, essa tal hospedagem que usa é tão confiavél? pois dei uma olhada na revenda e notei que o WHMCS é grátis, só que só uma licensa WHMCS é 15 dolares mensais, e uma plano lá tem por quase 50 reais.

    Só para confirmar se é ela mesmo, por favor me envia por email.

    Obrigado..

    • Fala Vitor!

      Olha, eu pelo menos, não encontro problema nenhum trabalhando com ela. Posto sites em WordPress, já trabalhei com o Magento, e nunca tive problemas não.

      Agora, como eu já havia lhe dito anteriormente, eu não trabalho com Joomla. Sendo assim, acho melhor e mais prudente, mais uma vez, entrar em contato diretamente com a empresa.

      Abraços!

  • Danilo Dias

    Fantástico o Artigo André… Como sempre, trazendo informações e sugestões muito validas para todos. Tb fico no aguardo do e-mail com este Provedor OK…

    Parabéns mais uma vez.
    Abraço

    Danilo

    • Fala Danilo!!

      Obrigado meu velho…e a hospedagem tá sendo enviada via e-mail mesmo ok?

      Abraços!

  • André

    Muito bom seus artigos…

  • Jacson Leite

    Cara até agora não tive problemas com a hospedagem que contratei. Mas eu tenho colegas que usam essas empresas que são chamadas de “grandes” e tem muitos problemas, é uma “novela” (porcaria), configurar certas aplicações. Eles disponibilizam uma loja virtual que nem passa na validação da w3c, sem contar que é insegura.

    Valeu André.

    • Fala Jacson!

      Eu também não tenho problemas com a atual, mas já tive vários meu amigo…

      E não é muito “interessante” ter que ficar falando pra cima e pra baixo para tentar resolver, e não conseguir nada… se você não tem problemas, mantenha o prestador de serviços…

      Hoje em dia, encontrar algo com qualidade, não é fácil não….

      Abraços!

  • Giselle

    Ola Andre

    Achei a sua informação bem interessante, estou iniciando nessa área e procuro uma empresa de hospedagem, de confiança. Você pode me indicar alguma e até mesmo que você utiliza.

    Obrigada e até mais

    • Olá Giselle!

      Obrigado pelo comentário!!

      Vou lhe indicar, como fiz com todos, via e-mail ok? Dá uma olhada na sua caixa de “Lixo Eletrônico”, pois normalmente mensagens novas caem lá…rs

      Abraços!

  • Miguel Zuppo

    fala andre blz?
    gostaria de saber se o site que me indicou tem suporte a php e a scripts
    vlw

  • uedsonsantana

    Fala Andre Tudo em paz !! Puxa! li o seu post e vi que vc havia comomentado o seguinte: “Alterei conforme solicitado, e dois clientes meus, com suas empresas que necessitam diariamente de e-mails para seu bom e sadio andamento, ficaram sem enviar ou receber mensagens. E não havia Cristo que fizesse que os e-mails voltassem a funcionar.”

    É justamente por isso que eu não crio nem ofereço contas de email para clientes ,pois quando ha problemas no servidor ou algo do tipo, o cliente não ira se importar se o site dele ficar 2 ou 3 dias fora dor ar ,mas a conta de e-mail sim,te falo por que conheço duas empresas que possui internet devido aos e-mails, graças a Deus eu nunca passei por esse pipino cara!! pois eu ja havia previsto essa situação!! UMA VEZ EU HAVIA TE PERGUNTADO :PORQUE VC CRIA CONTA DE EMAIL PARA CLIENTES!VC HAVIA DITO QUE FICA MAIS PROFISSIONAL!! REALMENTE UM E-MAIL COM O NOME DA EMPRESA FICA MESMO MAIS PROFISSIONAL,FORA OUTRO BENEFICIOS,MAS QUANDO DA PROBLEMA O CLIENTES COBRA DE NÓS WEBDESIGNER E ELE O CLIENTE NÃO IRA QUERER SABER QUE O PROBLEMA É TAL CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR!!! O CLIENTE QUER “SOLUÇÃO” e ai fica ruim pra nossa imagem ,por isso que eu prefiro que o cliente continui com o da hot,yahoo e outros,assim ficamos insento de qualquer pipino!!! VALEU!! CONTINUE POSTANDO CARA! ! ABRAÇOS!!!

    • Fala Uedson!

      Pra ser bem sincero, eu prefiro chamar a responsabilidade pro meu lado e entregar um serviço completo pro meu cliente.

      Porém, sempre deixo claro que o serviço contratado para isso é fornecido por terceiros, e dessa maneira, não posso ser responsabilizado caso ocorra algum problema. Mas me comprometo a tentar resolvê-lo da melhor e mais rápida maneira possível.

      Abraços!

  • Alexandre Pereira

    Eu hospedo meu site com a Inter.net Hosting, na minha opinião, a melhor, nunca tive problemas, ocorreu tudo dentro do planejado, hj to com um plano compartilhado com SQL server 2008, uso o DotNetPanel, do meu ponto de vista, bem melhor e mais pratico que o CPanel, e ainda to pagando barato por mês. Recomendo.

  • Rodrigo Graça

    Muito bom artigo! E bons alertas, se possível me envie o E-Mail também, eu actualmente estou a conhecer uma nova empresa, é pequena e por isso me assusta pensar que pode deixar de fornecer serviços.

    • Fala Rodrigo!!

      Pode deixar que vou te enviar um e-mail indicando uma hospedagem ok?

      Abraços!

  • Miguel

    E aí André, beleza?
    Sou iniciante ainda e estou fazendo um site básico, com alguns recursos flash, imagens, etc e um formulário de contato em PHP.

    Se puder gostaria de que me indicasse um serviço de hospedagem, por favor.
    Valeu brother!

    • Fala Miguel!!

      Pode deixar que vou te enviar por e-mail ok?

      Abraços!

  • Natan Rocha

    André pode me indicar uam hospedagem também? vou mudar de hospedagem saka! aquela ta comendo meu juizo! pobre naum pobre naum pode pagar hospedagem mais que 20,00 reais se naum num come no outro dia vlw meu velho! me ajuda ai!

    • Opa!!!

      Todos os pedidos irão via e-mail!! rs

      Abraços!

  • Junior Eberhardt

    fala André beleza?…

    então, muito bom o artigo… como sempre. rsrs.

    você teria uma hospedagem pra me indicar, estou querendo hospedar um site que estou desenvolvendo pra uma loja de roupas, feito em PHP com MySQL…

    valeu brow.

    • Fala Junior!!

      Para não fazer “jabá”, vou te indicar via e-mail ok? rs

      Abraços!