O SEO voltado ao e-commerce | André Buzzo
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O SEO voltado ao e-commerce

Publicado na categoria Artigos com 4.925 visualizações e 9 comentários

Fala pessoas!

Essa semana, eu recebi um questionamento de um aluno que comprou meu curso sobre SEO no site do MxCursos, onde me pedia para analisar um e-commerce em WordPress.

Ele me deixou a par do seu projeto, me mostrando qual template estava usando, os plug-ins que inseriu no mesmo e me pedindo opinião se o que estava fazendo era o mais correto para deixar seu site bem posicionado no Google.

O respondi lá na plataforma educacional, mas me senti encorajado para escrever e discorrer algumas opiniões sobre esse projeto, o qual disse ao Francis que se trata de um “desafio formidável”. Você entenderá por que. Pense comigo.

O QUE EU VOU VENDER, CONTA?

Conta. E muito.

No caso desse aluno, ele pretende colocar um serviço de venda de design gráfico. Ele não entrou em detalhes, mas creio eu que irá oferecer Logos, Templates para site, dentre outros materiais gráficos personalizados. Sabe aquele comercial da Net? “Não é Net mais é tipo Net?” Exatamente isso que me chamou a atenção para o assunto.

Venderei produtos singulares e personalizados, porém, vendidos por outros tantos na internet. Como isso é possível?

Pelo simples fato da nomenclatura que você irá utilizar. Vamos pegar um exemplo, que é o mesmo que usei para explanar ao aluno. Vamos usar um template para site de advogados.

A palavra template pode ser aplicada para inúmeros tipos de layouts prontos e pré-programados, que podem ser para Lojas, Profissionais Liberais, Empresas, Organizações Não Governamentais (ONG´s), dentre outros inúmeros segmentos que possam possuir uma página na internet. Dessa maneira, eu vou comercializar em meu e-commerce diversos produtos singulares, pois um template não é igual a outro (às vezes pode até ser, mas o plágio não é o gancho para esse artigo!), mas seu nome sim, é igual a outros.

Vendo templates. Diversos sites também vendem templates. E onde eu vou me destacar quando um possível cliente digitar no Google “template para advogado” ?. Na DESCRIÇÃO de seu produto.

Como os mais antenados já devem saber, o Google lançou há algum tempo atrás um novo algoritmo que dá destaque a sites que tenham conteúdo único e digamos assim, de qualidade. E isso ajudou muito nos dois extremos opostos da web. Aqueles sites que dispunham de conteúdo único foram beneficiados. Outros, que possuem conteúdos “agregados” (novamente, não cabe aqui o assunto plágio) foram e bem prejudicados por essa nova maneira do Google indexar seus resultados. E isso, ao menos para mim, trouxe inúmeras oportunidades.

Conteúdo bem explanado, com ricas palavras-chaves, de bom gosto e com uma sintaxe clara. E acima de tudo, respeitando nossa língua pátria são pontos que elevam e bastante a colocação de um site no sistema de busca. Fico feliz em saber, via um amigo meu, o Lucas, que ao se procurar por “Colocar comentários do Facebook no meu site” o primeiro resultado de toda a busca do Google é o meu site! E como eu consegui essa “façanha” sem por um real do bolso nos “links patrocinados”?

Usando de forma eficaz as técnicas de SEO e produzindo conteúdo único. E, me permita à soberba nesse momento, se o Google indexou como PRIMEIRO RESULTADO a minha página, é porque o conteúdo é de qualidade, com licença!

Voltemos ao exemplo do “template para advogado” que seu potencial cliente pode ter digitado no Google.

Se você usar um título atrativo, voltado a essa busca, e conteúdo único para descrever seu produto, e de repente, com opinião de compradores, ou algo que prove ao Grande Oráculo que seu site merece sim, ser respeitado por seu sistema de indexação, seu posicionamento pode subir significantemente.

Vamos pensar assim: você oferece um template para esse ramo de atuação, na cor predominantemente azul. Seu concorrente direto, também oferece uma composição que a cor predominante é a vermelha. O que irá diferenciar seu produto do seu concorrente então?

A descrição que você poderá criar para ele. Na descrição, você deverá provar por A+B que seu layout é mais atrativo e mais voltado ao seu ramo. E é aí que o Google pode lhe deixar na frente de seu concorrente. Vou fazer uma coisa “babaca” agora. Vou descrever o que eu acho, agora, como interessante para esse produto, e após escrever o que penso, vou buscar na referida ferramenta o termo “template para advogado”.

MINHA VENDA

“Está procurando por um template para seu ramo de atuação, a Advocacia? Nós temos um que pode se encaixar perfeitamente ao seu gosto. Um template que apresente seus serviços como advogado, com layout atraente e pensado na usabilidade. Links que remetam às suas áreas de atuação, sejam elas na legislação criminal, tributária ou cível, permitindo aos seus clientes uma navegação simples, com acesso às informações que buscam de maneira rápida e eficaz.

Sua busca por um template que atenda às seus desejos advocatícios terminam aqui!

Clique no link logo abaixo e vamos finalizar sua compra!”

A VENDA DO PRIMEIRO COLOCADO NO GOOGLE.

Primeiro colocado: http://www.templateflash.com.br/site2/categoria/categoria/advogados-leis/index.htm -> Sem descrição alguma;

Segundo colocado: http://www.templarts.com/moldes-web/advogado-templates,PT0.html -> Pior ainda. O valor é em Euro.

O quarto colocado tem uma descrição. A mesma segue abaixo:

Modelos de Sites de Advogados Advocacia 4-29161324
Site de Advogados Advocacia 4-29161324
Desenvolvimento de Sites de Advogados Advocacia 4-29161324
Criação , Confecção e Montagem de Sites de Advogados Advocacia 4-29161324
Templates Layouts Sites Prontos Advogados Advocacia 4-29161324

Então. Qual site tem uma descrição mais atrativa ao usuário?

Usando esse exemplo, até que está fácil colocar um site para vender templates para advogados. Vou pensar no caso!

E vocês, façam o mesmo. Seu site, independentemente de ser um e-commerce ou um blog, tem conteúdo de qualidade, atrativo às ferramentas de busca?

Se busca mais informações, aconselho, é lógico, a fazer o curso “Técnicas de SEO” no site do MxCursos. Está esse mês em promoção. Aproveite.

Abraços e até a próxima!

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  • Junior

    Cara fiz seu curso de SEO pelo MX Cursos, muito bom recomendo a todos, porem vc na ultima aula apresentou uma pagina contendo as referências, qual endereço dela? outra coisa de uma olhada no meu código fonte, fiz algumas alterações, mas me parece que as coisas no google andaram mudando bastante e não adianta muito mais as metas, e sim um site atualizado todos os dias e bastante links externos. vlw até a próxima.

    • Fala Junior!

      Então cara…uma boa estruturação de conteúdo ainda se faz necessária. É bom auxiliar seu usuário. Porém, concordo com o que diz: um site bem atualizado, com CONTEÚDO ÚNICO, aumenta e muito o posicionamento de um site no Google.

      Quando às referência, vou lhe enviar no seu e-mail ok?

      Abraços meu velho!

  • Jacson Leite

    KKKKKKKKKKKKK…

  • Jacson Leite

    É assustador (hehehe) sites que só funcionam no IE, outros com músicas e sem um controle de audio aparente, fora outras coisas.
    Imagine você querer vender algo e não dar opções de algum interessado te encontrar ou falar com você.

    Abraços Até a próxima.

    • Magina. Assusta nada. É apenas impressão sua.

  • Jacson Leite

    Parabéns pelo assunto que você abordou.
    Esses dias estava em busca de empresas novas para representar, eu digitei no google o seguinte: Indústria de canetas.
    Só apareciam empresas de brindes promocionais, até a 4ª página, perdi a paciência e mudei o termo da pesquisa para outro semelhante, e inclui a palavra esferográfica e escolar.
    O resultado foi muito parecido. Achei algumas, mas quando entrava no site, descobri o motivo da minha dificuldade nas para encontrá-los, alguns sites em flash, sem informações consistentes, desorganizado. Tudo o que o Google rejeita continha neles.

    É preciso estudar sobre SEO, vou me organizar pra adquirir esse curso.

    Abraços.

    • Fala Jacson.

      E meu amigo, isso é um argumento pesado na hora de se vender um website. A boa colocação no Google depende de uma série de fatores conjugados que ainda, infelizmente, muita empresa despreza. Você pode falar, fazer chover, e pessoas ainda não acreditam no poder de um site atualizado. Que é besteira ter um site assim.

      Portanto, quem assim não pensa, sai na frente.

      E se é difícil encontrar algo que, sem falsas modéstias, nós que trabalhamos com isso às vezes penamos, imagina um usuário regular.

      Há de se pensar em como fazer as coisas fluírem para outro lado. O SEO voltado ao E-commerce é tão fundamental quanto ao um site corporativo/institucional.

      Abraços compadre e obrigado novamente pela produtiva participação!

      Até mais!

  • Rubia Dias

    Muito bom André!
    Obrigada.