O Webmaster está morto... | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

O Webmaster está morto…

Publicado na categoria Artigos com 9.990 visualizações e 47 comentários

O webmaster está morto - André Buzzo Webdesign

Antes de iniciar gostaria de deixar claro que, para fins de entendimento, conheço minhas limitações e não é sobre isso que eu gostaria de discorrer nesse artigo.

O que eu gostaria de compartilhar com você é algo que venho recebendo nos comentários de meu site, nos e-mails que me enviam, nos questionamento quem fazem. Muitas pessoas que entram em contato comigo se “intitulam”, ou às vezes, usam essa palavra relacionada ao profissional web. Quem me dera ser um deles!

O que eu acho muito estranho, e me peguei pensando nesses dias, é o que diabos seria um WEBMASTER? Procurei no nosso grande oráculo, Google, e encontrei a seguinte definição para esse ser especial que existe no mundo, via Wikipedia:

O webmaster está morto - André Buzzo Webdesign

“O Webmaster é um profissional capaz de realizar tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um web site) quanto de um WebDeveloper ( que faz a parte da programação, como sistemas de login, cadastro, área administrativa ).
Um webmaster domina uma lista de tecnologias de programação e desenvolvimento. Além das fundamentais XHTML e CSS, o webmaster precisa dominar tecnologias como Python, Java Server Pages, PHP, Perl, Ajax, Ruby on Rails, Flash e XML. E também Sistemas CMS, como WordPress, Joomla e Drupal”

Portanto, fica a pergunta! Quem ainda se considera um WEBMASTER?

O webmaster está morto - André Buzzo Webdesign

Creio eu, ou pelo menos é a maneira que eu “gosto” de pensar, que esse tipo de profissional poderia ser encontrado lá no Pólo Norte, pegando uma carona com o Papai Noel para prestar uma consultoria web em uma determinada empresa, no dia 25 de dezembro de todo ano!

Ou, de repente, ele poderia fazer a programação do Coelhinho da Páscoa para otimizar a entrega dos ovos, que se formos parar para pensar, deve ser uma tarefa cansativa, além de repetitiva!

EXISTE AINDA HOJE ALGUM WEBMASTER? Eu acho que não!

A velocidade do lançamento das tecnologias é absurda, a quantia de sistemas operacionais, sejam eles desktop ou para dispositivos móveis muda constantemente, e se manter 100% atualizado, eu acho que é humanamente impossível! Ainda nesse quesito, nem estou contando o trabalho diário na produção e atualização de sites e/ou de sistemas para nossos clientes. Mas some isso também!

No tempo em que fiz meu primeiro curso de web, em uma “escolinha”, como alguns de meus professores da faculdade se referiam à mesma, oferecia o curso de Webmaster. Mas, para tanto, você precisava passar pelo Webdesign e pelo WebDeveloper. Cada curso com mais ou menos 1 ano e meio de duração. Coisa que deveria ser feita com os políticos também. Mas deixa isso para lá!

Depois de realizar os dois cursos, havia um grande projeto onde seriam postos em prática todo seu conhecimento como designer e programador, para obter o título de WEBMASTER!

Mas, preciso me lembrar que naquela época, o que existia era o pacote Macromedia, não era da Adobe ainda.

O webmaster está morto - André Buzzo Webdesign

E o que estava em alta eram frames. Hoje, estamos no HTML5. E por aí vai!

Creio eu, que na definição do Wikipedia, hoje caberia, além de dominar todas, eu disse TODAS as linguagens de programação, inserir ainda as seguintes especificações para esse profissional:

“Desenvolvimento de sites para dispositivos móveis, criação de sistemas com usabilidade para deficientes físicos e visuais, criação de sites para tablets, assim como o desenvolvimento de API´s para Facebook e Twitter, além de aplicativos para Ipad e Iphone.”

Recebo um monte de e-mails, de mensagens de diversos WEBMASTERS, e confesso: sinto-me um ser tão inferior perto deles!

Eu acho que essas pessoas não tem um cérebro; e sim, um processador de última geração. Vai ver, foram abduzidos e hoje, dispõe de uma inteligência fora do comum!

E eu ainda, fico todo-todo quando consigo fazer um sistema básico em PHP funcionar bonitão, procurando onde eu esqueci aquele ponto e vírgula que está travando todo meu desenvolvimento!

Acho que vou parar de trabalhar. Estou anos luz atrás dos WEBMASTERS.

Eu prefiro me considerar, no alto de minha humildade, um profissional preocupado com meu usuário, e com meus clientes. E com os clientes dos meus clientes.

Gosto de pensar, que se eu me preocupar em criar um layout apresentável (não estou falando “bonito!”), disponibilizar informação de qualidade, facilitar o acesso à mesma, seja planejando um menu funcional ou seja implementando ferramentas que visam a acessibilidade, estou fazendo um bom trabalho!
Não vejo sentido em dominar todas as linguagens de programação, se eu não puder ao menos “conhecer” meu usuário e suas necessidades!

De nada adianta ser um WEBMASTER, se na real, eu creio que o verdadeiro profissional é aquele que enxerga com outros olhos seu usuário. Suas necessidades. Seus anseios. Sabe se colocar no lugar de seu visitante e analisar se o que está ofertando é ou não usável e consumível!

Acho que precisamos esquecer um pouco o “sou o melhor profissional por saber criar layouts fantásticos”, ou “sou fera em programação, domino tudo no WordPress”, se o seu projeto não tem a convergência que precisa! Do que adianta uma coisa bonita e não funcional?

Pense nisso. Você é um WEBMASTER?

Eu não…

Voltar à página anterior!

  • Parece que na internet muitos querem mudar as ordensnaturais das coisa por conta própria, tem aqueles que se acham no direito de mudar as expressões tecnicas que um dia foi definido por orgãos especializados. webmaster é uma delas. Portanto ninguem tem o direito de mudar funções tecnicas que um dia foram determinadas por cursos ou faculdades simplismente porque acha isso direito por puro pré conceito.

    • Fala André!

      Você de novo por aqui meu velho! Que satisfação!

      Cara, eu não quero mudar as “ordens naturais” das coisas. Percebe-se que você realmente incorporou o título de webmaster e fez questão de colocar TU DO o que você pode em suas páginas. Se eu tenho algo contra a sua pessoa?

      De maneira alguma. Acho que as coisas estão aí, abertas para todos. Se existem pessoas que gostam de seu trabalho, quem sou eu para criticar ou julgá-las por isso. Tem espaço para todo mundo.

      Mas eu, particularmente, prefiro me ater a um norte e estudar sobre ele e tentar fazer o melhor possível, mesmo que de maneira restrita, do que juntar tudo o que existe e fazer uma lambança áudio/visual …

      Cara, uma regrinha básica de desenvolvimento: menos é mais.

      Abraços e até a próxima Xará!

    • Dú Martins

      Depois de 30 anos de experiencia. de Designer a Arquiteto de infraestrutura tecnológica, usando eh programando para web em diversa linguagens com vários SGDB, diversos CMS de drupal a OJS, em diversos SO frameworks e afins, configurando diversos servidores web e ensinado uma pa de garoto, deveria existir uma profissao tipo webdoctor. kkkkk,

  • Krsna Mantra Das

    Bom dia galera! Sou um eterno aprendiz, e gostaria de aprender mais sobre criação de sites, e webdesign e tenho algumas dúvidas que talvez possam me ajudar. Quais os curso básicos devo fazer para isso? Vejo que uns usam WordPress, outros HTML5 outros Joomla, etc, assim qual a melhor opção para investir em conhecimento? Me sugeriram estudar HTML5 na http://www.upinside.com.br/oferta/html5-do-jeito-certo/?pages=index&orm=hotmart&ref=R2903311A, mas tenho minhas dúvidas se vou investir tempo e dinheiro em algo que não é a melhor opção do mercado em termos de praticidade, absorção de conhecimento, conteúdo, ferramentas e atualizações para me tornar um profissional qualificado para atender às exigências do cliente e do mercado. E então, poderiam me ajudar por favor?

    • Krsna, se você não souber HTML você não sabe nada.

      É base para a marcação dos códigos que apresentam uma página. Existem diversas outras que complementam, mas o HTML é o básico.

      Abraços!

  • Fala Carlos, me desculpa a demora pelo retorno!

    Então meu amigo … no artigo diz que para se considerar WebMaster, você precisa dominar todas aquelas linguagens lá elencadas. Creio que você possa se considerar aquilo que você quiser meu irmão, mas você domina todas elas?

    Por isso que eu afirmo no artigo que o tal WebMaster está morto. Isso foi um termo que surgiu quando tínhamos apenas HTML, CSS e ma-le-má JavaScript. Aí entrou o Flash. Dominar essas até que não era trabalho homérico.

    Hoje em dia …

    Abraços!

  • Thompson Zille

    Opa, blz Andre? Eu sou um aspirante a estudante desse mundo da Web ainda (pretendo fazer cursos online) e uma coisa me intriga muito: como voce é desenvolvedor de sites em WordPress, por que tanto os “webdesigners/webdevelopers” usam o WordPress ao inves de hospedar normalmente um site em uma hospedagem? Pelas pesquisas que faço na web, vejo a maioria usando WordPress para entregar um site profissional ao seu cliente. Estou quase me convencendo que usar WordPress deve ser melhor do que eu programar e estilizar um site (seja qual for, inclusive um blog criado pelo proprio profissional) e hospeda-lo no diretorio da empresa de hospedagem normalmente. Abraço!

    • Fala Thompson.

      Cara, acho que você está “confundindo” um pouco as coisas. O WordPress é uma plataforma que nos permite oferecer um site gerenciável para o cliente, seja um blog ou um site institucional mesmo. Veja um exemplo de blog em MEU SITE e o institucional de um cliente meu em http://www.orionsee.com.br

      Existe a hospedagem na própria plataforma do WordPress? Sim, ela existe; porém, o site teria um endereço mais ou menos assim: http://wordpress.nome-do-seu-site.com

      E para mexer com o WP, você precisa saber sim um pouco sobre programação. E ainda, a programação que envolve o WP que é o PHP, o CSS, o HTML e muito, mas muito jQuery e JavaScript.

      Então cara, a gente usa o WordPress como um carro: eu tenho a carcaça – o molde – e então, eu crio algo em cima desse modelo pre-fabricado, ou já compro um template e apenas instalo dentro da plataforma.

      Na verdade, se você criar um layout totalmente único para seu cliente, você precisará programar e estilizar o mesmo para trazê-lo ao WordPress.

      Abraços e até mais. Obrigado pela participação!

      • Thompson Zille

        Desculpe a indagação, é que WordPress é meio confuso de entender (sou leigo nesse mundo da programacao). Eu enxergo como um tipo de Blogger. Nesse eu ja mexi. Mas devo estar equivocado. O WordPress é uma ferramenta que o webmaster utiliza para entregar um site gerenciável para seu cliente, é isso? E por possuir varios plugins, recursos, é melhor do que o proprio webmaster gerar suas proprias ferramentas (incluindo um Painel de Controle) e entrega-las para seu cliente. É meio que por aí? Fica confuso porque como um aprendiz, minha ideia é aprender a fazer backend e frontend tudo na mao, painel de controle, blog, etc. Bom, é meu intuito, nao sei se vou ter essa capacidade para aprender, hehe. Mas ainda assim, talvez depois de aprender seja mais prático utilizar outras ferramentas para entregar um site com mais recurso de gerenciamento.

        • Então Thompson … basicamente, é que costumamos dizer entre nós: você tá querendo reinventar a roda meu caro.

          O WordPress já faz tudo isso que você pretende aprender. É bom saber? É necessário cara … saber como montar o painel no backend é muito interessante, mas para você fazer um do zero … é bem, bem complicado.

          Mas não impossível. Posso recomendar uns artigos que tenho no site para sua leitura?

          http://www.andrebuzzo.com.br/mini-curso/#.VqjqtfaZElE

          Veja esses conteúdos e bons estudos!

          Abraços!

          • Thompson Zille

            hehe. Pois é, não sei se teria essa capacidade toda para fazer tudo na mão. Mas obrigado pela atenção. Aos poucos, vou entendendo mais os caminhos a seguir. Vou ler sim, com certeza. Informação é sempre bem-vinda. Grande abraço e tudo de bom!

            • É isso cara!

              Tudo de bão em dobro pra ti! Até mais!

  • Andre Webmaster

    Sim existe baseado na definição de dicionario . Mas na pratica acaba efetuando até mais do que a teoria prega!

    • Fala Xará!

      Cara, fazendo mais ainda do que o descrito em sua definição?

      Caramba … como consegue?

  • Fala Jeferson!

    Cara, tem alguns cursos voltados à lojas virtuais no site http://www.mxcursos.com

    São cursos de excelente qualidade meu velho!

    Abraços!

  • Renato Rocha

    “Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres…”
    Voltaire.

    Formado em Ciências da Computação;
    Sistemas de Informação;
    Técnico em Informática;
    Web Design;
    Web Developer.

    10 anos de experiência em desenvolvimento de Tecnologias Web.

    … e exerço a função de Webmaster em uma empresa nacional.

    Pode acreditar eles existem e pena que não muitos, principalmente no Brasil que ainda é muito limitado de profissionais desse porte, INFELIZMENTE.
    Abraços.

    • Fala Renato!

      Obrigado por respeitar minha opinião.

      Abraços!

  • Luz

    E alem disso ainda é um abrio para não dizer outra coisa

    • Fala André!

      Por que essa agressividade? E ainda me ameaça?

      Cara … que comentário desagradável …

      PS: Sou formado em Sistemas para Interne e tenho Especialização em Tecnologia em Aplicativos Web. Caso não saiba, “especialização” é o mesmo que Pós-Graduação!

      Abraços e boa sorte na sua empreitada!

      Até mais!

  • Luz

    Depois desta postagem ridicuçula acho que vou jogar meu diploma e anos de experiência fora poi para que o autor do post é o cara.Porem acho que se ele não tirar esta postagem da internet vou denunciar esta icitação mentirosa e que ofende os principios de profissionais da area. Aposto que esse cara nem diploma tem!

  • Andre Figueiredo

    Muito bom post Xará!!!!

    Sou completamente a favor da sua opnião sobre o assunto acima.Sou a favor da ESPECIALIZAÇÃO. Como voce falou o crescimento da tecnologia é tamanha que esse termo, na minha singela opniao, vai ficar no esquecimento por conta da gama de ferramentas que surgem.
    Sou do tipo de pessoa que gosta de se especializar em algo e me aprofundar naquilo que eu almejo. Eu sempre digo que quero trabalhar com WEB e penso que devo conhecer as ferramentas necessarias para esse tipo de trabalho!!!!

    Muito bom!!!!

    • Exato Xará! Não dá para querer abraçar o mundo com tanta coisa nova surgindo numa velocidade absurda!

      Abraços e valeu pela participação! Seja sempre muito bem-vindo!

  • Davidson

    Fala Andre, blz ?
    posso te fazer uma pergunta, na verdade uma curiosidade, tipo eu sei que antes de vc trabalhar como web, vc ja fez muitas coisas, ou seja ja trabalhou em disersos ramos. ai minha pergunta desde de quando vc trabalha como webDesign ??
    abraço, att.

    • Fala Davidson.

      Cara, eu fiz um curso de webdesign lá no final dos anos 90. Depois, fiz faculdade sobre o tema entre 2007 e 2008. Trabalho efetivamente com web tem uns 4 anos meu amigo.

      Forte abraço!

      Até mais!

  • tuco eu gostaria de saber a onde, e se ainda vc tem o negossio que eplica as novas tag do Html5 aqui no site, pq tá tenso para achar!

    vlw

  • airtonsena

    cara queria lé da os parabéns pelo post min ajudou muito
    creio eu que ajudará também muita gente a pensa si é realmente um webmaster
    valeu

    • Fala Airtonsena!

      Que isso cara..ficou feliz em ajudar!

      Abraços!

  • Joao Lima

    Parabéns André, pelas belas escritas…

    Na verdade, acho vc foi na ferida de muita gente, ou seja, daqueles que se acham como “tais”!

    O que falta na verdade hj é humilde mesmo, sujeitos desprovidos de conhecimentos e a pequenez que sabem se acham os “caras” por causa disso.

    Falta mesmo é a consciência de sermos eternos aprendizes!!

    Grande abraço!!!

    • Fala João!!

      Obrigado pelas palavras meu amigo… só quis fazer as pessoas pensarem um pouco sobre “rótulos”…rs

      Abraços!

  • Marcos

    Cara que legal, to sempre lendo seus posts, este em especial me chamou atençao, vc pode não ser um webmaster, pelo que isso significa mas é um mestre aqui p gente, aprendo muito em seu site. Seremos tdos então webdesigners, e tentar fazer o melhor possível, com criatividade e bom gosto. Parabéns pelo conteúdo do seu site sempre bem aproveitado e obrigado….té mais…

    • Fala Marcos!!

      Obrigado pelas palavras meu amigo … valeu mesmo!!

      Abraços!

  • David CHC

    Antes o webmaster é pessoa que sabia a parte de frontend e backend. Na parte de frontend seria do design ao desenvolvimento. Do backend seria conhecimento de uma linguagem serve-side, e conhecimento de banco de dados. Isso na pratica, quem trabalha com free-lance, é que a maioria sabe.

    Hoje a definição do Webmaster, nada mais é que o “faz tudo”. Só que no mercado atual esse profissional, “faz tudo”, está perdendo espaço, claro que irá encontrar anúncios procurando pessoas que dominam tudo, mas a busca é de pessoas especialistas. Porque não adianta ter uma mar de conhecimento, e 2 dedos de profundidade.

    Se você for pensar como freelance, vc terá que ter muitos conhecimentos agregados; Desmembrando um pouco o “webdesign” a gente já vê várias segmentações:

    Web Design
    – Arquitetura da Informação
    – Usabilidade
    – Acessibilidade
    – Design de Layout
    – Desenvolvedor Frontend (html, css, javascript)

    Se jogarmos isso para o freelance, ai as coisas aumentam, desde saber técnicas de vendas à SEO, e ai vai, rs.

    Esses nomes era uma maneira de explicar o que essa pessoa fazia, se a gente olhar pra trás a gente tinha isso :

    garoto q faz homepage > web designer > webmasters > outras ramificações.

    Pensando como o “exercito de um homem só” ( freelance), não adianta saber todas as tecnologias, se vc não entende o que o cliente quer e precisa (isso concordo com artigo). Se vc quer trabalhar em empresas, vc precisa de ser especialista em algo, pq esse será seu diferencial, infelizmente essa é realidade.

    Esse artigo foi bom pra gente repensar algumas coisas. abrs

  • Rodrigo

    Tem noção que há uns dias também estava procurando sobre o que era um Webmaster e que também fui ao Wikipedia e dei uma contribuição para a parte que você transcreveu. O flash estava no meios dos CMS antes do Drupal, caso eu saiba flash não é um CMS!

    E excelente artigo. Tem de me ensinar uns truques para escrever tão bem assim no meu blog.

  • Mr. Boris Draven

    Muito bom…mas o mercado nos últimos 15 anos “ADORA” títulos, certificações e papéis q muitas das vezes ñ comprovam na “vida” o conhecimento de causa!!! Então, existe a necessidade de rótulos, perfumarias e embalagens bonitas, ñ q eu concorde, mas o q enfeita o “palhaço” é a roupa…rs

    • Exatamente meu velho!!

      Obrigado pelo comentário muito bem embasado!!

      Abraços!

  • Northon

    Poutz André … discordo levemente véio, não gosto de rótulos mas se fosse para definir acho que o fato de você projetar um layout com um mínimo de bom senso em relação a usabilidade e conseguir colocar ele pra rodar com um código front end bem estruturado e fazer um sisteminha administrativo para o seu cliente ser feliz o atualizando de maneira simplificada faz de você um webmaster, falar de tecnologia especifica é que acho que foge do foco da definição, é humanamente impossível dominar todas as tecnologias envolvidas (se peneirar bem, tem até outras além das citadas), mas não acho impossível ter um relativo domínio de todos os conceitos envolvidos e utilizando as tecnologias que melhor se adaptam a você gerenciar tudo isso.

    Abrazzz

    • Então cara….é sobre isso mesmo que eu falei no artigo… acho que se for pra rotular, é humanamente impossível conhecer tudo… porém, se você se preocupa com o usuário… eu acho que é melhor profissional entendeu? rs

      Abraços!

  • concerteza…
    entao, perguntei só por curiosidade mesmo, pretendo fazer Tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas na UNICAMP, mais como um curso de graduação, porem pretendo entrar tambem no mercado de web-design.

    mais vlw pelas dicas

  • olha, tbm concordo, nao funciona vc ter um site com flash, COM O BAGAÇO TODO, desculpe a expressao, e a pessoa ter que clicar em 900 links para saber o telefone.

    Outra coisa andré, tu é formado em que? publicidade? xD

    abraços

    • Pegou a moral do artigo Matheus!!! rs

      É isso mesmo…. vc faz o diabo para programar mas ninguém consegue usar, portanto, é um lixo!! rs

      O negócio é o usuário…rs

      E não… não sou formado em Publicidade não..sou formado em Sistemas para Internet .. mas já adianto que na Facul eu não aprendi muita coisa não…apenas um direcionamento….

      Creio eu que essa minha visão mais “dura” sobre as coisas vêm da minha experiência como vendedor….já vendi um pouco de tudo meu amigo.. .cerveja, tinta pra casa, tinta pra carro, remédios, tinta para cabelos… trabalhei em atacadistas…. sempre vendendo alguma coisa…

      E engraçado né? Antes eu recebia por um produto pronto, agora eu recebo para criar um produto… e isso, sinceramente, é gratificante…rs

      Abraços!

  • Sergio

    E a masi pura verdade, tem u cara aqui onde moro que se diz webmaser, mais a unica coisa que ele sabe fazer e copiar o sites dos outros, eu sou paenas ou pouco de designer, e um pouco d eprogramção, num chego a ser um profisional pois tennho muito que apender ainda.

  • Nathan Vieira

    Cara, parabéns novamente por mais este post, que nos ajuda no nosso dia-dia, agradeço muito por ter conhecido seu site e poder acompanhar sempre o conteúdo de PRIMEIRA que você produz para nós!

    Espero continuar vendo seu site por muito tempo com o conteúdo de qualidade que temos aqui. Abraços meu velho!!

    • Fala Nathan!!

      Que isso meu velho!! Disponha!!

      Agradeço imensamente as palavras!!

      Até mais!

  • Junior Eberhardt

    sem comentários Tuco, rsrs… concordo com você, em gênero, número e grau…