Planejando um site: o que esperar de meu cliente? | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Planejando um site: o que esperar de meu cliente?

Publicado na categoria Artigos com 7.874 visualizações e 26 comentários

Dando continuidade ao assunto, vamos agora ao que mais nos interessa. O que esperar de nosso cliente!

Esse é um assunto delicado em se dissertar, pois eu tenho clientes, assim como você, que podem ler esse artigo. Então, eu corro um sério risco de algum deles levar para o lado pessoal.

Mas não é isso que desejo que aconteça. Até mesmo porque eu não quero, de forma alguma, prejudicá-lo e sim, oferecer um serviço com a maior qualidade possível.

Após informarmos ao cliente sobre nosso serviço, sobre nossas qualidades e diferenciais perante nossos concorrentes, esperamos que ele:

1º – Responda com sinceridade o briefing

Planejando um site: o que esperar de meu cliente? André Buzzo Webdesign

Sabe aquele briefing que enviamos ao nosso cliente? Ele é primordial para que saibamos, mais ainda, sobre seus defeitos e qualidades. Eu vejo as coisas pelo seguinte ângulo:

“O que está bom, está bom. O que está ruim, precisa ser melhorado. É nisso que quero gastar recursos e energia…”.

Portanto, eu preciso que ele me responda com a maior sinceridade possível todos os problemas que ele tem ou enfrenta no decorrer de seus dias!

Muitos desejam um site que divulgue aquele produto “fantástico” que “faz o maior sucesso”!

Mas se ele já faz um sucesso considerável porque ele é fantástico, porque eu preciso divulga-lo mais ainda?

A empresa do seu concorrente é melhor em alguma coisa na qual você é comprovadamente pior? Então vamos trabalhar esse ponto!

Deixa que o que se vende por si só se vender automaticamente!

Por exemplo: quando eu vendia coloração para cabelos. Meu tubo de tinta era barato, rendia e tinha uma excelente qualidade. E isso era fato comprovado pelos profissionais que a utilizavam. Então, para que eu ia cair em cima do meu cliente para que comprasse o produto? Ele iria compra-lo de qualquer maneira!

Vamos dar um foco maior então naquele produto que o giro não é tão bom?

2º Se ele quer que eu cumpra prazos, ele também precisa cumpri-los!

Planejando um site: o que esperar de meu cliente? - André Buzzo Webdesign

Ok. Acertamos o briefing com nosso cliente, e levantamos os dados que precisam ser trabalhados com maior afinco no projeto.

Vimos o que necessitamos de informações, de imagens e dados diversos.

Quando seu cliente levantará esses dados para que nos sejam transmitidos?

Determinadas informações são “dinâmicas” e podem mudar da noite para o dia. Outras, no entanto, não!

E sem muitas informações, não conseguimos dar um andamento legal ao site. E se tem uma coisa que me deixa muito, mas muito irritado, são empresas que, junto a seus webdesigners irresponsáveis, colocam o site no ar sem todas as informações presentes nas páginas.

Não existe a meu ver coisa mais frustrante do que você acessar um site, procurar determinada informação e dar de cara com “conteúdo indisponível”, ou “aguardando conteúdo”, ou “a página que você procura não existe”.  Se A PÁGINA QUE EU PROCURO NÃO EXISTE, porque raios o link para ela está no menu de acesso?
E por favor: a desculpa de “pressa para colocar um site no ar” não cola. Acho que os webdesigners deveriam trabalhar como os tatuadores:

“Se você veio com pressa, por favor, vire as costas e vá-se embora… Meu trabalho envolve arte, e não tempo!”.

3º Quem vai me providenciar o conteúdo do site?

Planejando um site: o que esperar de meu cliente? - André Buzzo Webdesign

Quer que eu crie os textos e os coloque no site? Tudo bem. Mas preciso avisá-lo: não sou jornalista. Sou programador e web designer. Ou um ou outro. Mas não sou jornalista ou escritor para deter os grandes poderes da Língua Portuguesa.

Sei escrever direito, mas existe um negócio chamado “Web Writing” que nada mais é do que “Escrita para Web” e que existem empresas especializadas (no caso, a minha!) em criar esse tipo de conteúdo.

São empresas que possuem profissionais capacitados para redigirem conteúdo digital em parceria com programadores que podem auxiliar na hora da escrita para que os textos sejam agradáveis aos motores de busca, melhorando consideravelmente, o posicionamento do site em tais sistemas.

Por favor, caro cliente. É sua empresa que está dando “as caras” no mundo digital. Vamos fazer um serviço bom?

Vamos agregar conteúdo único, bem elaborado e escrito, e ainda por cima, otimizado para ser publicado NA PÁGINA DA SUA EMPRESA?

O mesmo se aplica às fotos e/ou imagens ok?

Agora, se seu cliente estiver procurando apenas preço…

4º Meu cliente me enviou todo o material! E agora, qual prazo eu dou a ele?

Planejando um site: o que esperar de meu cliente? - André Buzzo Webdesign

Agora, meu caro e minha cara, o prazo fica por conta da análise de seus conhecimentos contidos e discutidos na parte 01 desse artigo.

Ao se somar:

  • A complexidade do layout proposto;
  • A complexidade do projeto elaborado (entenda-se: quantidade de páginas);
  • O prazo de entrega do conteúdo do site;
  • Seu nível de conhecimento em programação;
  • Seus outros projetos;
  • A “pressa” do cliente;

Você poderá, com certeza, dizer que entrega o projeto, em X dias, “desde que todo o conteúdo esteja em minhas mãos…” .

Eu não posso simplesmente dizer que faço o site em 25 dias, se eu não tenho todos os conteúdos prontos e em meu poder!

E por favor. Publique um site completo. Em outras palavras, empresa/designer que publica site incompleto não está preocupada com cliente. E muito menos com sua própria imagem.

A culpa pela falta de conteúdo não é sua.

Pense nisso.

Voltar à página anterior!

  • ROBSON COSTA

    Ótimas dicas…

  • Parabéns André, sempre venho adquirir conhecimento no teu site, você é “soda” parabéns, continue assim!!!

    • Valeu Douglas!

      Seja sempre bem-vindo!

      Abraços!

  • Douglas

    Já peguei cliente que não me mandava nada de material , não decidia nada sobre o layout e deixava a esposa dar mais palpite do que ele mesmo e ainda queria prazo .
    Mandei logo pro espaço ,foi muito estressante!

    • Fala Douglas!

      Eu sei bem do que você está falando, porque isso acontece com mais frequência do gostaríamos …

      Abraços!

  • Gloria Leal

    Oi André!
    Não tenho dado sorte com os desesnvolvedores do meu site. Provavelmente fui eu q não soube pedir ajuda a pessoal especializado.
    Bem, gostaria de saber about $$$. Gostei de vc, do q escreve, do seu site.
    Vamos nos comunicar.
    Abs. e bom final de semana!
    Gloria Leal

    • Olá Glória!

      Fico feliz em receber seu comentário aqui no site! Entro em contato contigo via e-mail ok?

      Abraços e até mais!

  • uedson santana

    Valeu Andre pelas Dicas!! Cara eu nem falo em prazo!! Quando me perguntão o que é meio dificil .. eu falo: È no minimo com 10 Dias … Não sei se estou certo… Mas na hora da coleta de informação eu dou um questionário ao cliente pra ele responder, então eu elaboro as informações do site de acordo com as informações do questionario!!

    Tenho Dúvidas em relação a preços Tipo: quanto cobrar… depois enviarei um link para vc avaliar um dos projetos que fiz!! E dizer quanto cobraria!! Ate Valeu cara!!!

    • Fala Uedson!

      Eu não deletei o seu comentário. Ele é moderado.

      Ele aparece como postado para você, mas na realidade, eu preciso aprovar o mesmo.

      Abraços!

  • Opa…erro de concordancia no ultimo comentario rsrs.

    O que quiz dizer é o seguinte, pode postar algum modelo de contrato?
    Já que algumas pessoas nao sabem como fazer um contrato, ou o que deve ter nele.

    Obrigado =D, e favor apagar meu ultimo comentario

  • Gutierri Barboza

    Se o cliente pede um trabalho extremamente grande de um auto teor de nervosismo e complicação, e ele quer o site em menos de 1 mês. Eu devo aceitar o prazo do cliente ou eu posso ter meus próprios prazos para com o pedido?

    • Fala Gutierri!

      Cara…aí eu já acho que você precisa analisar várias coisas e nada como uma boa conversa para acertar os ponteiros.

      Acho que principalmente, é necessário entender que seu cliente tem pressa ou um prazo para o trabalho, e deixar claro para ele que você também precisa de um certo espaço de tempo para entregar um serviço à contento.

      Forte abraço e até mais!

  • Everton

    Sensacional!!!

  • Sheila Mas

    Shooww…mais uma vez um artigo de excelente qualidade!!! Parabensss André….

  • Rudnei

    Muito bom André, parabéns.
    Suas dicas contidas nesse artigo vai ser de grande valia para muitos que assim como eu estão começando. temos que entender que se é para fazer mal feito, nem comece ok?

    • Fala Rudnei!

      Exatamente meu amigo..se for para fazer besteira, nem começe…rsrs

      Abraços meu velho!

  • Jacson Leite

    Parabéns pelo artigo.

    Abraços.

  • Antunes

    Show de bola andré adorei o artigo! meus parabéns ajudouu muitoo mesmo.

    sensacional essa frase “Meu trabalho envolve arte, e não tempo!” :)

    • Fala Antunes!

      Fico contente por ter gostado meu velho!!

      Forte abraço compadre!

  • Rubia Dias

    Muito bom André! Parabéns.