SEO: É ruim subdomínio em blogs ou sites? | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

SEO: É ruim subdomínio em blogs ou sites?

Publicado na categoria Artigos com 5.624 visualizações e 26 comentários

O SEO …. ah, o SEO …

Se você é responsável por promover sua organização, você já deve ter visto ou estudado algo sobre SEO.

A palavra SEO é meio que “top of mind” para praticamente todo mundo que trabalha com esse serviço. Existem bons conteúdos sobre o assunto na internet, mas sempre sobram algumas dúvidas circulando por aí.

SEO: É ruim usar subdomínios no seu blog ou site?

Uma dessas é o argumento sobre: “O que devo usar? Um subdomínio ou uma subpasta”?

Vamos voltar um pouco e tentar explicar melhor. Existem algumas formas de hospedagem um blog corporativo dentro do seu site. Uma das maneiras é aloca-lo em uma subpasta na raiz. Partindo desse exemplo, seria algo como www.seusite.com.br/blog. Isso funciona bem e normalmente é como as coisas são configuradas dentro do seu CMS.

Porém, se o seu blog está hospedado em uma plataforma diferente do seu site principal, você poderá achar mais fácil usar um subdomínio (também conhecido por CNAME) como “blog.seusite.com.br” para hospedar esse blog.

Aqui está o problema: muitas pessoas pensam que isso hoje em dia faz diferença em se tratando de estratégias de SEO. Elas levantam os braços pros céus e já tem aplicam a punição dos Deuses do SEO dizendo que seu site será penalizado por usufruir de tal recurso! Eles ainda profetizam que o “sangue mágico do SEO não fluirá pelo seu domínio principal” e isso afeta seu ranking nas ferramentas de busca.

Há muitos anos atrás, quando a internet era governada pelas máquinas e o Google era um robozinho sem consciência, isso até fazia certa diferença. Estou sendo dramático? É pura brincadeira!

Hoje em dia isso realmente não importa.

O Google é muito esperto para entender que tanto www.seusite.com.br/blog quanto blog.seusite.com.br fazem parte do mesmo site.

Mas não acredite em mim! Vamos ouvir isso de Matt Cutts, o “cabeça” do time Webspam do Google!

Como pode ver isso não importa aos olhos do Google. Então o que importa?

CONTEÚDO!

Muitos são obcecados por entender todas as técnicas ou velhas práticas de SEO como densidade de palavras chaves, punições sobre utilizar subdomínios, ou se preocupam com técnicas avançadas ou já ultrapassadas.

Você tem que ter certeza de que seu site foi programado corretamente e criar então CONTEÚDO ÚNICO E DE QUALIDADE para veicular nele.

E é simples assim? Não exatamente, mas não queremos ver pessoas pastando nas teorias de SEO. Enquanto é uma boa ideia prestar atenção nos detalhes (o que é parte do meu trabalho aqui na KR Comunicação), a maior parte dos esforços deveriam ser aplicados em estratégia e criação de conteúdo de qualidade. O último upgrade do Google, chamado de “Hummingbird” refina os seus mecanismos de busca por conteúdo relevante, deixando de lado as pessoas pastam nas técnicas de SEO para dar ênfase nas que focam esforços em bons conteúdos.

Resumindo então, hospede seu blog onde achar melhor! E se esqueças dos pastos verdejantes e foque-se na criação de conteúdo de qualidade e relevante.

É assim que você vai vencer no SEO!

Fonte: http://blog.spinweb.net/is-it-bad-for-seo-to-use-a-subdomain-for-your-blog

Voltar à página anterior!

  • Fala Lucas.

    Cara, você tem apenas um domínio. Não entendi como usa dois IP´s diferentes. Veja essa ferramenta: http://www.meuenderecoip.com/descobrir-ip-do-site.php

    Caso eu coloque o endereço de site lá, ele me dá o IP. Se eu coloco um subdomínio que tenho lá, ele mantém o mesmo IP.

    Poderia explicar pra gente como criou o segundo IP diferenciado?

    Abraços!

    • Lucas Silva

      O domínio principal esta na loja integrada atualmente:
      brutalbike.com.br

      e o sub dominio esta em uma hospedagem
      blog.brutalbike.com.br

  • Olá Suzanny.

    Se você está fazendo o redirect corretamente, não deveria prejudicar ok? Eu faço um redirect de um endereço para outro totalmente diferente entre dois sites que tenho e o pagerank até aumentou! rs

    Abraços e obrigado pelas palavras!

  • Jonatas Ferreira

    Parabéns pelo artigo cara! Estou abrindo uma loja e juntamente um blog para captar e redirecionar clientes através de conteúdo relacionado a loja. Configurei o subdomímio (no registro br) como http://www.blog.exemplo.com.br, porém o site não abre sem o prefixo “www”. A opção para redirecionar o site sem o “www” (no blogger) indica apenas “exemplo.com.br” e não “blog.exemplo.com.br”. Existe a possibilidade de resolver isso? Agradeço a atenção!

    • Fala Jonatas!

      Cara, isso não é problema no registro, e sim, no servidor onde hospeda o domínio. É nele que você deve informar que o site pode abrir sem o www inicial.

      Abraços!

  • iBomtempo

    André, primeiramente, parabéns pelo artigo! Excelente! Já conseguiu esclarecer algumas dúvidas que tinha. Será que você poderia me ajudar na situação abaixo?

    Tenho o domínio 1 (dominioSEO.com.br) e o domínio 2 (dominioMARCA.com.br). O 2 é redirecionado para o 1, que já está todo otimizado para SEO e já aparece na primeira página do Google para determinada busca local.
    Agora vou criar um blog, e a solução que encontrei foi utilizar a plataforma do Google, o Blogger, configurando um sub domínio nele.

    Minhas dúvidas:

    a) Se eu criar um sub-domínio (blog.dominioMARCA.com.br) e começar a gerar conteúdo dentro dele, no blogger, isso melhorará o ranqueamento do domínio principal 1 ou do 2?

    b) Ou seria melhor eu criar um sub-domínio blog.dominioSEO.com.br?

    c) Ou ainda, isso não faz diferença nenhuma e o único beneficiado pelo conteúdo seria o sub-domínio mesmo (blog.dominioMARCA.com.br) e os links que existirem dentro desse Blog?

    Isso é meio confuso, mas espero que tenha sido claro o suficiente hahahaha.

    Abraço!

    • Fala Igor!

      Cara, porque você não usa o blog diretamente na raiz do site principal? Cria um botão no menu e faz ele integrado cara. Mais fácil! Outra coisa: seria realmente o Blogger uma melhor solução?

      Abraços!

      • iBomtempo

        André, obrigado pela sugestão!
        Então, isso é difícil porque o site e domínio principal estão em uma plataforma fechada, a qual eu não tenho acesso às configurações de dns e tal. Essa empresa oferece blog, porém o valor da mensalidade fica maior, e eu não quero pagar a mais por algo que posso ter gratuitamente.
        Eu poderei adicionar o botão do blog no menu superior, mas eles não criarão e configurarão o subdomínio blog.dominioprincipal.com.br para eu usar em uma plataforma gratuita.
        Então eu comprei normalmente um domínio secundário no registro.br e fiz o redirecionamento para o principal. E no registro.br mesmo eu conseguirei criar um sub domínio “blog.domíniosecundario.com.br” e utilizar a plataforma que eu quiser. Ainda estou avaliando se usarei o blogger ou o wordpress.
        Obrigado novamente!

        • Cara, que bagunça! rs

          Vamos lá: o seu domínio SECUNDÁRIO envia para o PRIMÁRIO, mas o blog vai rodar apenas no SECUNDÁRIO, é isso? Se for isso, cara, não vai resolver nada, pois o blog vai indexar o SECUNDÁRIO e não o PRIMÁRIO.

          Mesmo assim, se você for continuar, eu recomendaria o uso do WordPress ok?

          Abraços!

          • iBomtempo

            hahahah… nem fale cara. To quebrando a cabeça há alguns dias já por causa disso.
            Pior que a plataforma de blog oferecida por eles é um wordpress modificado, mas eles querem cobrar uma taxa de implantação de 400 reais + mensalidade extra, além da que eu já pago.
            Mas é isso mesmo que você tinha entendido o secundario.com.br redireciona para o principal.com.br. O subdominio que posso criar e configurar seria blog.secundario.com.br, pois não tenho nenhum acesso às configurações do principal. Minha dúvida era se o conteúdo criado nesse blog também seria indexado e ajudaria no SEO do principal.com.br.
            Valeu pela ajuda André, excelente seu Blog! Já favoritei aqui!

            • Hahahahaha .. taxinhas bem básicas essas!

              Vamos lá: o blog no SECUNDÁRIO ajudará o PRIMÁRIO caso os artigos contenham links que possam apontar para o PRIMÁRIO. Apenas isso. Porque do conteúdo em si, caso indexado e posteriormente bem raqueado, dará única e exclusividade para seu domínio SECUNDÁRIO … consegui ser claro na minha linha de raciocínio véio?

              Se ficou alguma dúvida, pode me contactar por aqui!

              Abraços!

              • iBomtempo

                haihauihuia pois é ¬¬
                Foi muito claro André! O blog no SECUNDÁRIO só ajudaria o PRIMÁRIO com link building, mas o conteúdo mesmo, de nada serviria para o PRIMÁRIO. Muito obrigado pela ajuda!
                Abraço

  • Olá Joaquim, me desculpa a demora pelo retorno!

    Eu acho que não há problemas, desde que o conteúdo oferecido seja de qualidade e que faça jus ao que vende!

    Abraços!

  • Alexandre Maeda

    Pelo post André!
    Tenho uma dúvida. Estamos desenvolvendo um novo website aqui pra empresa. E nela temos dois nichos distintos: “Projetos” e “Cursos”. Estou na dúvida entre criar subdomínios ou diretórios. O que você acha?

    • Fala Alexandre!

      Eu criaria subdomínios velho!

      Abraços!

      • Alexandre Maeda

        Grato!

  • Disponha Soely!

    Abraços!

  • Marcelo Laercio Tersi

    Andre, bom dia, você está suando algum pluguin do wordpress para esses comentários achei muito legal

    • Eu não tô “suando” nenhum plugin não cara!!! hahahahahahahhha

      Vamos lá: o que uso aqui para os comentários é o Disqs … é gratuito tá? Basta baixar no repositório de plugins do WordPress, criar uma conta no Disqs e instalar no site!

      Abraços!

  • Marcelo Laercio Tersi

    Amigo, eu tenho o dominio acima http://www.maislouvor.com.br, e tenho o subdominio http://www.emporiobrasil.maislouvor.com.br esse segundo é uma copia do primeiro porem ele é utilizado por um revendedor que ganha as suas comissões em cima da venda desse site, esse site tem todas a paginas do do site original, isso pode atrapalhar no ranqueamento do google ou pode ajudar.
    Lembrando que o conteúdo dos dois sites são identicos. muito obrigado

    • Fala Marcelo.

      Conteúdo duplicado nunca é bom para o Google, pois ele sempre dará prioridade ao “original” e não a cópia entendeu? O seu principal – ou aquele que posta alguma informação primeiramente – sempre terá mais destaque o segundo.

      Abraços!

      • Marcelo Laercio Tersi

        muito obrigado André, a inda não sei como vou fazer pq são muitos sites que vou ter que montar
        e todos iguais, parabéns pela iniciativa do teu site e ajuda para nós que estamos começando

        • Não por isso Marcelo!

          Boa sorte com seus empreendimentos meu caro!

          Abraços!

  • Olá André Buzzo! Digamos que eu queira ranquear um sub domínio…Isso seria possível?? Ao invés de http://www.meusite.com ser algo esquedriasdealuminio.meusite.com. Valeu meu caro!!

    • Fala Cesar!

      É possível sim cara .. inclusive você poderia inserir umas palavras chave nesse sub domínio que podem auxiliar na pesquisa sobre o seu site.

      Abraços!