André Buzzo

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Single Page X SEO

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Bonito, mas ordinário

Argumentar com um possível cliente sobre as ideias que ele tem para o site da empresa dele nem sempre é algo agradável ou que gera aquela segurança de nossa parte. Afinal de contas, conflitos nunca são bem vindos e, na maioria dos casos, alguém sempre sai perdendo. Ainda mais quando o assunto é a “modinha” da vez.

Tenho visto alguns amigos que trabalham com desenvolvimento web se enveredar pelas praias dos chamados

Single Page Sites

Sim, tudo numa única página.

São sites bem feitos e, diga-se de passagem, até a Gol aderiu a isso para apresentar sua nova marca!

Vou usar o site dos caras como um exemplo para o que eu quero falar nesse artigo. Ele pode ser acessado em http://www.golnovamarca.com.br/.

Para navegar nesse site, você vai usar as bolinhas que estão na direita da tela. Na imagem abaixo, eu sinalizo para onde clicar:

Single Page X SEO - O site Gol Linhas Aéreas

Esses círculos te levam a uma viagem agradável, na qual a empresa mostra sua nova marca e utiliza do recurso “single page” para tornar sua experiência mais agradável e interessante. Ponto para ela, porque consegue atingir seu resultado com louvor!

Porém, nós temos que observar, primeiramente, uma característica desse projeto: ele foi desenvolvido apenas e exclusivamente para apresentar sua nova marca. Ele não é o site principal da empresa. E mais uma vez, eles acertaram e vou colocar minha visão sobre isso.

Que fique claro: isso não é um artigo elogiando ou criticando a empresa Gol. É apenas um texto que aborda o uso do SEO em sites que pretendem algo diferente do que apenas apresentar um produto ou um projeto específico!

PORQUE NÃO DEVEMOS USAR SINGLE PAGE

Single Page X SEO - Para onde eu vou nesse site?

Porque todo mundo se perde. Ou melhor, porque todo mundo perde.

Quando efetuamos uma busca no Google, o mecanismo de pesquisa deles procura relevância. E isso engloba diversos fatores que os sites que chamados de multi páginas conseguem apresentar de uma maneira bem mais eficaz do que um single page.

Nosso amigo Matt Cutts, do Google, diz o seguinte:

“Vai depender muito da sua área de atuação, qual tópico está sendo abordado, e em qual tipo de layout tal informação está sendo veiculada. Mas, se colocar todas as informações em uma única página funcionar para você e para seus usuários, provavelmente funcionará para o Google também” (veja vídeo abaixo).

Dessa maneira, nós começamos a ter uns problemas aí que podem complicar o empreendimento do nosso cliente. São eles:

URL (o endereço de sua página)

Single Page X SEO - A URL do site ... não rola!

Como eu relato em http://www.andrebuzzo.com.br/consultoria-em-seo/#seo, a URL de seu site pode ser o fator determinante para um bom posicionamento de seu site junto às pesquisas do Google.

Podemos trabalhar para que palavras relacionadas à pesquisa sejam encontradas na URL e no título do conteúdo que estamos dizendo ao Google que nosso site possui.

Ao se utilizar um single page, esse recurso desaparece. Veja o site promocional da Gol: ao clicar sobre os círculos que te remetem a determinado setor do site, a URL continua sempre a mesma!

Dessa maneira, pensemos assim: você tem um conteúdo no seu site SINGLE PAGE que fala sobre “gestão em produtos orgânicos”.

Então o cidadão acessa o Google e digita exatamente isso: “Gestão em produtos orgânicos” – veja abaixo:

No site SINGLE PAGE: www.seudominio.com.br
No Multi Páginas: www.dominioconcorrente.com.br/gestao-em-produtos-organicos

E então, quem terá maior visibilidade?

O conteúdo do seu site

Single Page X SEO - O conteúdo não indexado é um grande problema!

Quando trabalhamos com sites multi páginas, nós podemos espalhar nossos conteúdos e palavras chaves para diversas delas. Podemos abordar diversos assuntos que fazem referência a um determinado tópico, ou mesmo dividir um tópico mais longo em várias partes.

Dessa maneira, nós conseguimos oferecer mais conteúdo de qualidade ao usuário quando o mesmo pesquisar por tal informação junto aos buscadores.

Quando trabalhamos com sites single page, esse recurso do “spread the word” se esvai no conceito do site.

Como eu posso dar ênfase em textos ou informações longas, se eu tenho um espaço restrito para alocar meu conteúdo?

Melhor ainda seria perguntar: se não tenho as palavras chaves no título da minha URL, como eu vou fazer para que o conteúdo importante do meu site tenha destaque no Google?

Uma coisa que você pode fazer é: separa seu conteúdo em divs ou sections e nomeie seus ID´s de maneira que faça sentido; ainda, use um H1 para os títulos. Seria basicamente algo como:

<section id=”a-empresa”> <h1>A empresa</h1></section>

Sabemos que regras e nomenclaturas CSS não tem efeito no quesito SEO, mas é uma boa maneira de se indicar ao buscador que há uma certa coerência e organização em seu conteúdo!

Use links âncoras

Single Page X SEO - Use links âncora para tentar dar um jeito no site ...

Sabemos que o Google busca e considera links âncoras nas páginas que visita. Dessa maneira, se você puder colocar um ID dentro de suas seções ou divs, já é algo a mais que você pode trabalhar para tentar trabalhar um SEO dentro do seu single page. Ao se clicar em “A empresa”, por exemplo, a sua URL deveria ter a seguinte aparência:

www.seudominio.com.br#a-empresa ao invés de simplesmente clicar no link e o site “rodar” até o conteúdo e manter a URL simples: www.seudominio.com.br/

Conclusão

Sites single page são bonitos e tem  alguns por aí que beiram a perfeição! Mas, penso eu que ele deveria ser usado para projetos especiais e para conteúdos que sejam promocionais.

Utilizar um estilo de site que preza apenas sua beleza em detrimento de tudo o mais, é um tiro no pé. Existe sim, uma linha tênue entre “ser inovador” e “fazer besteira”.

Pense bem qual é o seu objetivo e quais as metas que seu site quer alçar. De repente, um site mais “quadrado” lhe trará muito mais retorno do que um site cheio de firulas que apenas enche os olhos.

E não os bolsos …

Saiba mais sobre

André Buzzo

Sou desenvolvedor web especializado na criação de sites gerenciáveis com Wordpress; colunista da Abraweb - Associação Brasileira de Webdesigners - e tutor na instituição MX Cursos.

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