Tipografia correta e paleta de cores para o seu negócio | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

Tipografia correta e paleta de cores para o seu negócio

Publicado na categoria Artigos com 13.751 visualizações e 12 comentários

O cérebro humano pode identificar diferentes cores, assim como o impulso diferenciado que cada uma delas transmite em nosso humor e em nossas vidas. Esse forte impulso que a cor transmite é emprega no gerenciamento de estratégias e na promoção de marcas. Cria um impulso positivo para uma marca em particular é o que a empresa ou companhia necessita.

Hoje, no mundo globalizado e com inovações em marketing, várias marcas possuem uma cor específica que os consumidores podem facilmente criar uma relação, bastando apenas ver essa tonalidade. Essas cores são ferramentas importantes no marketing. Companhias multinacionais, como Kodak e Coca-Cola, criaram uma identidade com uma cor específica.  Os times de futebol de cada país têm cores distintas que refletem a cultura dessas nações e seus valores tradicionais. Enquanto a Holanda utiliza laranja, a Austrália, amarelo, e a Índia, com sua cor azul, onde seus jogadores são chamados de “Homens de Azul”; similarmente, as grandes companhias acreditam que as cores refletem suas culturas  e atitudes organizacionais.

Tipografia correta e paleta de cores para o seu negócio - André Buzzo Webdesign

Não significa necessariamente que apenas uma cor em particular, ou um conjunto de cores, são as únicas ferramentas utilizadas para promover uma marca ou para criar um design de embalagens ou anúncios. A cor principal de uma marca é escolhida através de uma paleta de cores que criam um padrão para os materiais da empresa. As cores nessa paleta são cuidadosamente escolhidas para complementar uma as outras e assim, expressar o tema e o nicho de mercado da companhia. Todas as cores possuem um significado próprio e efeito na percepção humana.

Pensando em algumas cores, como o branco, o preto e o amarelo, possuem significados diferentes em diversas culturas, e sendo assim as companhias normalmente procurar escolher cores que possuam um significado parecido ao redor do mundo, tanto na cultura oriental como na ocidental. Normalmente, cores mais brilhantes são usadas como plano principal, enquanto cores suaves são usadas como plano de fundo. Essa combinação tem causa um efeito atrativo quando é necessária a atenção do consumidor. Cores vibrantes pegam o consumidor pelos olhos e é um fato que cada cor tem seu potencial. Portanto, a cor de uma marca tem sim, um papel importante!

 

Tipografia correta e paleta de cores para o seu negócio - André Buzzo Webdesign

O design visual é também muito importante na divulgação de uma marca. Contraste, uniformidade e combinação de cores atuam como regras vitais na criação de uma marca única que pode ser identificada pelo cérebro. Tonalidades de uma mesma cor devem ser cuidadosamente selecionadas, quando é criado o design. Várias companhias se concentram na tipografia. As fontes e seus estilos, assim como o tamanho de cada palavra estão conectados na criação de um efeito visual. Companhias famosas, como a Volkswagen e Martha Stewart usam uma tipografia especial para criar um forte senso de impulso nas pessoas.

Tipografia correta e paleta de cores para o seu negócio - André Buzzo Webdesign

O design visual baseado em texto deve ser simples e curto! A logo, as linhas e uma pequena descrição sobre a mesma são o que atraem os consumidores. A mente humana se cansa de longas e pesadas  sequências textuais! O uso de uma linguagem simples é se faz necessária! Palavras usadas normalmente e pequenas chamadas atraem a atenção das pessoas mais facilmente! Fontes ornamentais não criam um senso de interesse ao serem lidas e é por isso que as fontes mais utilizadas são a Times e a Helvetica. É preciso entender que o principal objetivo é promover um produto e criar uma marca única que seja facilmente identificada pelo consumidor!

Quanto mais simples, melhor! Portanto, o texto nunca deve ser entediante ou pesado para ser lido! Estilizações de texto também devem ser usadas apenas quando necessária!   Nunca sobrecarregue o design utilizando vários tipos de fonte. A comunicação com o consumidor é a coisa mais importante; ter em mãos uma pequena e boa combinação de cores e fontes causa mais efeitos do que uma grande e má combinação entre ambas!

O design visual é um trabalho que requer conhecimento e talento. Promover e obter sucesso com uma marca depende do modo como seu design é elaborado. Portanto  as cores, estilos e tipografia são os fatores mais importantes para uma marca obter sucesso!

Traduzido do original: Right Typography and Color Palette for Your Business

Voltar à página anterior!

  • Fernando Fernandes

    trabalho em uma grafica como arte-finalista e conheçer sobre esse assunto é fundamental
    é mtu interessante msm

    • Fala Fernando!

      Concordo contigo meu velho!

      Abraços!

  • Val

    Adorei.. Foi quase uma complementação pra minha aula sobre cores

    • Fala Val!

      Que isso…fico feliz em ter ajudado de alguma maneira!

      Abraços!

  • @leonardo386

    muito legal esse post estava com uma dúvida tremenda o post resolveu” parabéns André

    • Que legal Leonardo386!

      Fico feliz em saber disso!

      Abraços!

  • Pingback: Como saber a qual é esta cor? - Rodrigo Graça - Blog()

  • @jacson
    sei como é isso.
    @andré
    lembra aquele site lá, aquele q postei no forum, com rosa, vermelho, roxo
    kkkk

    • Ô se lembro!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Abraços!

  • Jacson Leite

    É verdade, se fosse besteira, não existiria nenhum estudo prévio antes de lançar uma marca, um produto etc.

    Abraço.

  • Jacson Leite

    É por isso que quando você olha uma tipo de cor,lembra uma marca, por exemplo:
    Azul pode lembrar: Twitter, Facebook entre outras.

    Visitei uma loja virtal recentemente, em que a marca da loja é com o fundo azul e as letras brancas, mas o site tem várias partes em vermelhos com efeito gradiente, para combinar com o azul. E é algo impressionante pois te levar a olhar a imagem do produto e depois o preço e não a marca dos produto, aí depois que você vai ler a descrição do produto

    • São os efeitos das cores… rs

      Pode parecer besteira quando a gente fala, mas tudo têm um porquê…rs

      Abraços!