TRABALHANDO SOB PRESSÃO | André Buzzo
contato@andrebuzzo.com.br | (11) 9-8551-3500 | facebook | skype:andrebuzzowebdesign

TRABALHANDO SOB PRESSÃO

Publicado na categoria Artigos com 11.013 visualizações e 11 comentários

Todos nós temos horas boas e más. Há momentos em que a pessoa não consegue alcançar seu lado criativo, resultando em pensamentos obscuros sobre suas capacidades e técnicas de design.

Bem, qualquer um pode ser um designer terrível dependendo da situação! Seria totalmente incabível dizer que quem trabalha com design nunca fica sem ideias. A maior das razões para que um profissional fique sem criatividade, com certeza, é a pressão!

Podemos ficar sob pressão por diversas razões:

– Prazos apertados;
– Clientes difíceis;
– Poucos recursos;
– Problemas pessoais.

Independentemente das razões, precisamos aprender a trabalhar sob pressão. Aliás, é um passo muito importante no desenvolvimento de sua carreira profissional. Você vai encarar diversas dificuldades no decorrer da sua vida, e você não pode ou deve desistir de tudo sempre que aparecem obstáculos!
Portanto, precisamos nos preparar para trabalharmos sob pressão ou sob circunstâncias complexas!

DESCUBRA O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ!

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

O mesmo tipo de dica ou direcionamento pode servir para você, mas não para outra pessoa ou para todas as situações! Cada um tem seu jeito particular de lidar com determinados problemas. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo, portanto, tente descobrir o que melhor funciona para você enquanto estiver sob pressão!

Como designer, você precisa conhecer diversas técnicas que podem lhe ajudar a lidar com desafios criativos e prazos curtos! Mas lembre-se que seu trabalho ou criatividade não devem desgastantes, mas o será se você não estiver apto a enfrentar pressões!

A CABEÇA ESQUECE! O PAPEL NÃO!

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesing

Se você é uma pessoa organizada, isso pode lhe ajudar mais do que qualquer outra coisa! Uma das maiores dificuldades entre designers que não conseguem cumprir prazos, é que são pouco organizados! E essa é o maior motivo de falharem na hora de lidar com uma situação!
A melhor saída é se concentrar nos seus objetivos e documentar tudo! Claro, você não precisa anotar cada coisa que faz num pedaço de papel! Você pode fazer pequenos lembretes das coisas mais importantes!

Isso vai lhe ajudar a seguir certos procedimentos e também lhe tornará apto a criar calmamente, parte por parte! Dessa maneira, as coisas não sairão erradas e você poderá cumprir tais prazos!

Ter um bloco de anotações pode lhe auxiliar muito, quando surgirem horas escuras e, se seguir conforme planejado, você não irá se preocupar com coisas dando errado e dessa maneira, a pressão não existirá!

DO BRUTO AO LAPIDADO

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

Como em qualquer outro ramo, designers precisam começar a criar do “grande” para o “pequeno”! Por se tratar de um campo criativo, você pode começar seus projetos com um rascunho, sobre como as coisas poderiam ser apresentadas, e você poderá “refinar” suas ideias com o tempo.

Deixa claro, junto ao cliente, que houve entendimento e aprovação de todos os seus rascunhos ou ideias! Assim você poderá iniciar o refinamento de seu rascunho! Errar na hora de perguntar ao cliente se “é isso mesmo” torna-se um imenso erro, porque dessa maneira terá que apresentar toda a ideia novamente e você perderá tempo no prazo estabelecido, e isso não é uma coisa muito agradável, por diversos aspectos!

COMUNICAÇÃO CLARA COM O CLIENTE

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

Enquanto está projetando algo, um retorno do seu cliente é algo muito importante para ser negligenciado. Existem diversos tipos de clientes! Alguns não interferirão no seu trabalho, enquanto outros gostam de manter um contato próximo com o progresso do seu projeto!

Um segredo para manter as coisas em harmonia é uma comunicação clara com o cliente! Não ignore a importância do retorno do cliente, ou você terá re-trabalho se ele não gostar do que você estiver fazendo!

Também, não deixe o cliente interferir nos “mínimos detalhes”, pois há o risco de suas ideias se perderem ou prejudicarem o seu projeto! Portanto, mantenha a comunicação clara e o resultado será um projeto muito bem realizado!

UM BOM E MERECIDO DESCANSO

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

Na maioria dos casos, o primeiro design de um designer supostamente, é perfeito para o projeto! Melhorias podem ser incorporadas mais tarde. No entanto, são grandes as chances desse primeiro design ser reprovado pelo cliente!

Nessas situações, trazer constantemente novas ideias de acordo com a visão de seu cliente pode ser frustrante! Você não conseguirá, em todas as reuniões, trazer um design muito superior! Esse é o momento de um bom e merecido descanso.

Esvazie sua cabeça, pense nos desejos de seu cliente e então, comece novamente! Se você não der uma pausa e continuar trabalhando no projeto, você simplesmente ficará sem ideias e criará algo com qualidade abaixo da esperada.

Se você acha que deve convencer seu cliente a aceitar o seu design, tire um tempo e chegue a ele com pontos lógicos que por ventura, seu cliente não percebeu. Se estiver ainda inapto a convencê-lo, essa pausa lhe ajudará a entender os desejos dele e projetar um design mais preciso!

ACEITE CRÍTICAS GRACIOSAMENTE

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

Críticas fazem parte de qualquer segmento e você deve estar preparado para recebê-las da melhor maneira possível! Sendo designer, você nunca deve projetar algo apenas para provar um ponto de vista ou provar que seu trabalho não merece essas críticas!

Comentários sem sentido sobre seu trabalho podem ser frustrantes, mas você deve agir sempre profissionalmente! Você nunca deve desafiar o ponto de vista de seu cliente. Tente explicar de maneira lógica as razões por ter selecionado determinados elementos no design. Se não estiver conseguindo convencê-lo, deixe os argumentos de lado e comece a trabalhar em um novo e mais refinado projeto (mas atenha-se às sugestões e desejos do mesmo!).

INSPIRE-SE!

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

Qualquer pessoa criativa no mundo busca inspiração de uma coisa para outra. Quando estiver “brigando” com um projeto, você precisa procurar essa fonte de inspiração que possa ajudar com esse projeto em questão!

As pessoas tendem a ignorar a importância da inspiração, e especial quando estão estressados ou sob pressão! Pessoas criativas se inspiram em qualquer coisa!

Dê uma pausa e olhe em volta. Você certamente encontrará algo que o inspire. Você precisa ser capaz de lidar com seus problemas de uma melhor maneira. Ficar deprimido ou sob pressão não ajuda ninguém!

SEGUNDAS OPINIÕES

DICAS ÚTEIS PARA SE TRABALHAR SOB PRESSÃO - André Buzzo Webdesign

A situação mais comum que põe um designer sob pressão são clientes que apresentam dificuldades na hora de aprovar os materiais. Constantemente aparecer com novas ideias e as mesmas serem rejeitadas é muito desagradável!

Se você não é capaz de lidar com a situação por si só, é muito bom ter uma segunda opinião! Porém, tenha certeza que sobrará tempo para cumprir prazos! Se você tem um gerente, ou supervisor, vá atrás dele e procure ajuda. Ele deverá lhe mostrar um novo caminho, ou novas fontes de pesquisa de acordo com as necessidades de seu cliente – ele é pago para isso, não é mesmo?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As dicas aqui apresentadas podem ser bem úteis para muitos profissionais que se encontram sob pressão. Personalidades são diferentes, e, portanto, essas dicas podem funcionar para alguns e não para outros, pois cada um tem sua maneira de encarar determinadas situações! Tudo o que precisa é se concentrar e buscar coisas que lhe ajudem a melhorar seu trabalho sob pressão!

Voltar à página anterior!

  • Danilo

    Muito importantes essas dicas são para a vida toda! no meu caso eu tenho dor de cabeça no web com meus projetos de sites, e no trabalho pois enquanto não consigo me manter com web me mantenho em macenaria! com o meu primo

  • David CHC

    Quando você faz trabalho para uma empresa grande, a pressão aumenta muito. Porque às vezes tudo é pra ontem, o produto será lançado em uma semana, e será tirado daqui a uma mês. (estou passando por isso atualmente, rs)

    Eu não sou designer, mas dependendo do cliente criar o layout. Mas o que realmente faz a diferença é vc ter um bom briefing, tentar conseguir o máximo de informação, e ter em mente q vc vai seguir uma linha de pensamento se é para venda, promoção, vitrine, etc.

    O texto foi muito esclarecedor, e com certeza quem trabalha nessa área, já passou por tudo isso, ou vai passar, rs.

    abrs

    • Primeiramente, agora tô me sentindo!! O David CHC comentando no meu site!!! hahahahahha

      Em segundo lugar, é bem por aí meu amigo! Quando tudo tem um prazo apertado, a pressão é bem maior, assim como a margem para erros! Fazer coisas na correria, sempre dá problema! É lei! Assim como 2+2 são 4!!!

      Se você dispõe de uma grande equipe, de grandes profissionais, as chances diminuem consideravelmente, porém, ninguém está a salvo de cometer um erro. E com certeza, com pressa, com pressão, vai dar errado!

      Abraços!

  • Jacson Leite

    Nossa é horrível trabalhar pressionado, por isso usar essas táticas descritas é importante. Uma coisa que sempre faço pra evitar essa pressão é pegar serviços que eu tenha certeza q eu darei conta. Pois criar é algo muito complicado pra mim, por isso que faço assim.

    Obrigado pelas dicas, pois nem imaginava, mas o momento que tenho as melhores idéias é quando estou dirigindo, à noite sem passageiros, no carro, acho que é porque a nossa mente relaxa.

    • É bem por aí mesmo… pegar aquilo que conseguiremos dar conta é fundamental!!! rs

      E descobrir onde conseguimos pensar com maior clareza, então, nem se fale!!

      Abraços!

  • Rodrigo Graça

    Em primeiro, bom artigo.

    Como vocês arranja imagens tão boas? Apropriadicimas, boa qualidade, etc

    Algum site especifico? Ou Google?

    • Fala Rodrigo!!

      Muitas delas sã puxadas do Google mesmo!!! É só pesquisar com termos em inglês que retornam imagens muito boas!!!

      E obrigado pelo comentário!!

      Abraços!

  • Junior Eberhardt

    boa Tuco, mandou benzão de novo, é mesmo criatividade é uma coisa cruel, tem dias que nem com reza brava a coisa flui, ai o cara vai dormir e de repente as idéias começam a surgir, e não só com a criatividade, as vezes não consigo resolver um problema de programação, tento tento e não consigo resolver, ai quando estou deitado na cama, prestes a dormir, da aquele estalo, e tal, resolvi o problema… rsrsrs

    • Realmente… eu costumo pegar a moto para dar uma “arejada” na cabeça…

      Sempre penso melhor andando de moto…rsrs

      Isso funciona para mim!!

      Abraços!

  • olha, brigado mesmo andré, cada vez mais eu vou conhecendo este mercado.
    A, outra coisa, deu certo aquele sistema de upload de videos?

    • Fala Matheus!

      Disponha meu velho!!

      Sobre o upload, véio, eu não tive tempo de ver ainda…mas vou ver sim!!

      Abraços!