André Buzzo

CRIAÇÃO DE SITES | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | CONSULTORIA EM SEO | ORIENTAÇÃO EM TCC

Web designer precisa mesmo saber sobre UX?

Publicado na categoria Artigos com 1.734 visualizações e nenhum comentário …

A resposta simples e direta é “sim”, mas não é tão simples desse jeito; nem todos os web designers precisam ser UX ou UI (user interface) designers, mas todos deveriam saber o mínimo para entender que seus designs são parte significativa na experiência que o usuário terá ao usar seu produto ou serviço.

Porque a UX é importante para o web designer

ux-big

Quando um usuário visita um site ou acessa um aplicativo, a primeira coisa que ele experimenta é o design. O design tem um papel enorme na formação da experiência do usuário, apresentando a marca e suas características.

Enquanto companhias, plataformas e empresas de aplicativos costumam contratar um designer de interface (UI), o web designer normalmente projeta sites. Sites, por sua vez, não diferem de aplicativos no quesito interface: há um menu que guia o usuário através do conteúdo e, espera-se, tal menu seja como um funil; o usuário precisa ser conduzido a entender o que a empresa quer que ele faça e que isso seja da maneira mais fácil possível.

Sem implementar, ao menos, os itens básicos para promover uma boa experiência ao usuário, as companhias tendem a ter sites adoráveis; mas com convergência ZERO, altas taxas de rejeição e visitantes descontentes.

Blogs e novos sites por aí estão falando sobre a “morte do design web”, decretando que o web design e o web designer são parte do passado. A ideia por trás desse argumento é que o web designer não pode mais ser APENAS web designer! Ele precisa ser designer de UX  ou um desenvolvedor web que consiga projetar tal experiência! Empresa, e principalmente startups, querem contratar apenas uma pessoa que possa dar conta de ambas as frentes, sem a necessidade de contratar um expert em UX!

UX 101

UX_101_User_Experience_infographic1-e1429665314191

Hoje em dia, mais e mais publicitários e empresas estão entendendo a importância de investir na criação de uma experiência excelente ao usuário em todo o ciclo de vida do consumidor (vendas, suporte e fidelização). Canais digitais estão sendo criados, suporte e atendimento ao cliente são otimizados, e conteúdos são escritos com o usuário sendo o objetivo final.

Tudo isso tem uma significância absurda no clico de vida do consumidor!

Vendas

vendas

Quando dada a ênfase necessária a experiência do usuário através de canais de vendas, a taxa de conversão automaticamente se eleva. Isso acontece pois foi trabalhado um funil em propagandas, blogs, conteúdo em redes sociais, landing pages; ferramentas de fácil entendimento e agradáveis ao usuário.

Usuários que precisam gastar tempo procurando o próximo passo dentro desse funil, começa a competir com ele. Enquanto o conteúdo é parte fundamental da conversão, o design web é a primeira impressão que o usuário tem e eles precisam saber instantaneamente onde se dá o próximo passo para ir em frente!

Suporte

Web designer precisa mesmo saber sobre UX? - O auxílio ao cliente/consumidor/usuário é imprescindível!

Suporte ao usuário/consumidor é algo comumente negligenciado, ou algo que as empresas entendem que não se deve investir muito recurso. E é algo que o web designer normalmente não leva em consideração, mas deveria.

Uma vez que o usuário/consumidor comprou um produto ou se inscreveu numa lista, é importante oferecer a ele o melhor serviço possível; a conta é simples: melhorar o produto/serviço para minimizar os custos com suporte e aumentar o grau de satisfação do cliente.

Uma das saídas que muitas empresas encontraram foi criar uma interface de suporte ou site para seus clientes buscarem informações sobre os produtos/serviços. O design de tal ferramenta deve ser fácil de entender, precisa levar em consideração a região onde tal cliente reside e deve oferecer informação de maneira simples para que o usuário não necessite entrar em contato com um ser humano através de chat ou telefone.

Fidelização

Web designer precisa mesmo saber sobre UX? - Seria o consumidor americano tão diferente do brasileiro?

A última etapa no ciclo de vida do consumidor é a fidelização do usuário. É sobre conseguir que o usuário/cliente continue pagando pelos serviços/produtos oferecidos. E isso é basicamente conquistado se a experiência do usuário foi positiva ou não, e o web design teve (ou deveria ter) um papel fundamental em cada passo para tal conquista!

Hoje em dia o web designer precisa pensar como um expert em UX e criar projetos para seus clientes. É fácil cair na armadilha de criar algo “bonito”, quando na realidade o objetivo do design é aumentar a qualidade da experiência do usuário. Steve Jobs dizia: “Se o usuário está tendo problemas, o problema é nosso”.

COMO A UX MUDA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO WEB

Web designer precisa mesmo saber sobre UX? - As melhorias que a UX promove são bem interessantes e sim, você deveria pensar nelas ...

Cada web designer trabalha de um jeito diferente. Alguns preferem discutir as necessidades do cliente, não respeitando a linguagem visual da marca, e enviando uma ou duas propostas de layout para aprovação. A UX muda um pouco esse processo e coloca algumas etapas a mais nesse trabalho.

Aqui estão algumas coisas a serem consideradas: Discutir sobre UX com o cliente é importante. Se o cliente já tem esse tipo de conhecimento e existe um grupo de marketing para trabalhar em conjunto, a tarefa se torna muito mais fácil. No entanto, é uma responsabilidade do web designer discutir a importância do reforço da experiência do usuário, entendendo o que o cliente deseja como projeto e qual é a proposta do site (gerar leads, receber informações, etc) e qual é a mensagem que a marca passa.

A informação mais importante que o designer precisa para criar uma UX orientada é conhecer a audiência. Não pergunte apenas sua idade, sexo ou renda. Você precisa saber onde essas pessoas se divertem, o que elas compram e fazem, e o que as atrai visualmente. Uma vez que o web designer tem essas informações em suas mãos, ele pode criar um modelo ou um rascunho que expresse tais sugestões e apresentar ao cliente, explicando e argumentando porque essa é a melhor estrutura a ser oferecida.

Tal estrutura servirá de base para se alcançar os objetivos previamente propostos tendo em mente a experiência do usuário.

Depois que o rascunho estiver aprovado, aí sim é hora de imergir no design propriamente dito. Escolha cores e elementos que façam referência à linguagem visual e aquilo que irá despertar o interesse visual da sua audiência. Tenha certeza de projetar um site de fácil navegação e o apresente para pessoas que não são familiares à marca e ao produto/serviço oferecido. Leve em consideração o funil e o ciclo de vida do consumidor para criar um design que seja consistente para o usuário.

UX não é como andar de bicicleta. Está sempre mudando, sendo mais e mais intuitivo, e envolve muita tentativa e erro em cada uma das audiências que irás encontrar. Mesmo assim, é importante entender que a experiência do usuário é algo que a/o empresa/cliente deve oferecer, ou ao menos deveria! Cada decisão tomada deve levar em conta a experiência do usuário e isso se começa com o projeto.

Web designer que pode oferecer expertise em UX e pensar em design estratégico são muito mais valiosos para as empresas e a demanda por seus serviços é sempre alta.

Fonte:  http://www.webdesignerdepot.com/2015/09/do-web-designers-really-need-to-know-ux/

Saiba mais sobre

André Buzzo

Sou desenvolvedor web especializado na criação de sites gerenciáveis com Wordpress; colunista da Abraweb - Associação Brasileira de Webdesigners - e tutor na instituição MX Cursos.

Template? Eu programo o seu!

Então você comprou um template, e pensou que ia ser fácil colocar seu site no ar né?

Pode ser fácil sim! Deixa comigo que eu faço ele ficar funcional para ti!

pesquise por conteúdos

Meus cursos

eu recomendo!

instagram